Esse artigo faz parte da revista Engenharia de Software 24 edição especial. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Processo

Medição de Software

Um importante pilar da melhoria de processos de software

 

De que se trata: Este artigo discute algumas questões relacionadas à Medição de Software, principalmente no contexto da melhoria de processos de software.

 

Para que serve: Fornecer conhecimento sobre Medição de Software para organizações, pesquisadores, estudantes e profissionais de software.

 

Em que situação o tema é útil: Organizações de software que têm (ou planejam ter) a Medição de Software como uma de suas práticas. Estudantes e profissionais de software que buscam entendimento sobre o tema.

 

Os avanços tecnológicos e a alta competitividade do mercado estão continuamente aumentando a demanda por softwares cada vez melhores e que sejam produzidos em projetos aderentes aos custos e prazos planejados.  Mesmo diante de todos os avanços tecnológicos, realizar projetos aderentes aos seus planos ainda é um desafio para grande parte das organizações de software. Buscando aprimorar suas práticas de Engenharia de Software e, consequentemente, desenvolver produtos de melhor qualidade em projetos conduzidos de acordo com seus planos, as organizações têm mostrado um crescente interesse por programas de melhoria de processos, contexto no qual a medição de software tem papel fundamental.

A medição de software é considerada uma das atividades mais importantes para a gerência e melhoria de processos e produtos de software, uma vez que fornece subsídios para a elaboração de planos realistas para os projetos e possibilita o monitoramento da aderência da execução dos projetos em relação a seus planos ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo