Esse artigo faz parte da revista Engenharia de Software 5 edição especial. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

BPM

Modelagem de Processos de Negócio com Uso do NetBeans

Apresentação de um modelo prático em Business Process Execution Language (BPEL)

De que se trata o artigo:

O artigo apresenta uma abordagem prática da utilização da IDE NetBeans para a modelagem de processos de negócio utilizando o BPEL.

Para que serve:

Orientar os desenvolvedores, através da conceituação de termos e da apresentação de um exemplo prático, de como utilizar a IDE na modelagem de processos de negócio.

Em que situação o tema é útil:

O tema tem aplicação na prática para desenvolvedores que iniciam os estudos de BPM e que podem utilizar uma IDE acessível no mercado para a modelagem e execução dos processos de negócio.

 

No artigo da edição anterior da Engenharia de Software Magazine, foi discutido a respeito da modelagem de processos de negócio com a utilização da notação Business Process Modeling Notation (BPMn) [BPMN, 2006] e a orquestração em linguagens executáveis como Business Process Execution Language (BPEL) [JURI, 2006] e Web Services for Business Process Design (XLANG) [WfMC, 2005]. Além da introdução a conceitos de BPM, foi descrito também o estado da arte da abordagem de modelagem de processos de negócio, os estudos do Gartner Group [NATI, 2006] com relação às expectativas e as “apostas” dos principais players do mercado com relação a essa abordagem.

         Nesse artigo, será apresentado um paradigma prático dos conceitos apresentados anteriormente e utilizada uma IDE amplamente difundida no mercado, de fácil acesso a todos os desenvolvedores e empresas de pequeno e médio porte para que iniciem seus estudos a respeito de BPM.

O NetBeans, desde sua versão 5.5, passou a incorporar ferramentas necessárias para escrever, testar e depurar aplicativos de arquitetura orientada a serviços (SOA), dinamizando o desenvolvimento e aprimorando a produtividade dos principais aspectos dos aplicativos com a finalidade de SOA.  Nesse artigo será utilizado o NetBeans 6.1 com o objetivo de se apresentar, de forma introdutória, os recursos disponíveis nesta versão para a criação de projetos com foco em modelagem de processos de negócio.

         O artigo irá explicar o processo de registro de reserva de viagem que vem como exemplo na própria versão 6.1 [MAY, 2008] e que foi utilizado como exemplo de aplicação prática dos conceitos do artigo de BMP do artigo da edição anterior da revista. Dessa forma, o leitor poderá entender alguns dos principais elementos envolvidos no diagrama do processo e verificar como é possível manipular seus elementos com a IDE. 

Vocabulário dos Principais Elemtnos Utilizados no Projeto

É importante, inicialmente, esclarecer alguns elementos e seus conceitos que estão direta ou indiretamente relacionados ao projeto a ser apresentado. Esses elementos estão disponíveis no NetBeans e são eles que tratam todo o fluxo da modelagem do processo de negócios do registro de reserva de viagem. A Tabela 1 apresenta de forma sucinta esses elementos e seus conceitos.

 

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo