Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 01. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

OUND: white; COLOR: red; FONT-FAMILY: Verdana">Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo pdf para download desta revista. os artigos disponíveis somente em doc.

J2ME no JavaOne 2002

Multimídia e jogos no Java Micro Edition

A plataforma J2ME ganha novos recursos multimídia, e APIs de jogos, conectividade e segurança.

 

Colegas Javaneses, vamos iniciar um canal de informações sobre J2ME, com dicas, soluções, detalhes e inovações sobre Java 2 Micro Edition. Nesta primeira coluna, vou falar um pouco sobre o que é J2ME e os acontecimentos relacionados a esta plataforma no JavaOne.

 

J2ME?

J2ME (Java 2 Micro Edition) é um conjunto de especificações, que define uma JVM (Maquina Virtual Java), um conjunto de APIs (Interfaces para Programação de Aplicações) e ferramentas, com utilização direcionadas para dispositivos como telefones, handhelds, sistema embutidos e dispositivos com o poder de processamento, memória e conectividade menor que um PC de mesa. (No entanto, existem implementações de J2SE para pequenos dispositivos, como SavaJe para o iPaq). O J2ME é divido em configurações e perfis.

Uma configuração é uma JVM e API que contem os requisitos mínimos de funcionamento (a API pode ser um subconjunto de J2SE), e é destinada a uma larga faixa de dispositivos, com capacidade de processamento e memória semelhantes. Atualmente são definidas duas configurações: CDC e CLDC.

Um perfil é o suplemento da configuração para dispositivos específicos, com implementações da JVM e das APIs dependentes do dispositivo (melhores resultados). Alguns exemplos de perfis: para CLDC: MIDP – Móbile Information Device Profile; ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo