Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 01. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

OUND: white; COLOR: red; FONT-FAMILY: Verdana">Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo pdf para download desta revista. os artigos disponíveis somente em doc.

A vida, o Universo e Tudo Mais

JavaOne 2002

Abertura e integração mais fortes no Java

Brasileiros tem presença marcante no maior evento mundial para desenvolvedores

 

O lançamento da Java Magazine, a primeira revista nacional dedicada exclusivamente á tecnologia Java, é um marco importante para a comunidade Java no Brasil. É uma honra poder participar dessa iniciativa. A você, leitor e profissional Java, a Java Magazine trará uma vasta quantidade de informações, e a minha contribuição será falar um pouco de tudo, e tudo de Java. Assim vamos compreender juntos onde se encaixam as diversas tecnologias, e qual o lugar de Java dentro das arquiteturas distribuídas com as quais temos que lidar no nosso dia-a-dia.

 

O Brasil no JavaOne

Já que estamos falando de acontecimentos importantes, não podemos deixar de comentar a participação recorde de brasileiros no maior evento de desenvolvimento do planeta: o JavaOne. Este ano, os brasileiros não só participaram, como fizeram muito bonito, com apresentação elogiadíssimas e um fantástico espírito de grupo, que causaram um excelente impacto na comunidade Java internacional.

Esses fatos mostram a maturidade do movimento Java no Brasil. No JavaOne, as apresentações dos brasileiros mostraram a realidade da tecnologia no pais: o tamanho dos grupos de usuários (entre os maiores do mundo), a importância dos projetos (alguns que afetam a totalidade da nossa população), e também deixaram claro a criatividade dos nossos desenvolvedores (elogiada por nada menos que o pessoal da Disney). Java não é só realidade só no Brasil, como esta claro que nós, orgulhosamente tupiniquins, estamos em pé de igualdade com o resto do mundo. Isso me leva a considerar a importância da tecnologia Java para o Brasil, e o fato de que cada um de nós é parte dessa historia.

 

Comunidades

Um dos temas mais batidos do JavaOne 2002 foi à importância da Comunidade Java. Nem todos se lembram, mas desde 1996 que a tecnologia Java não é um esforço exclusivo da Sun. A comunidade Java foi oficializada mesmo com a criação do Java Community Process (JCP), hoje o processo responsável pela evolução da tecnologia, definição de novas APIs, e pela manutenção e evolução das APIs existentes.

São membros do JCP mais de 500 empresas e indivíduos, e o processo recebe os comentários de milhares de desenvolvedores em todo mundo. Através do JCP é que a tecnologia Java permanece como um padrão, controlado e evoluindo pelo esforço da comunidade. Cerca de 200 especificações (JSRs) já passaram pelo processo. O trabalho do JCP fica muitas vezes esquecidos, mas é através dele que todos nós recebemos os benefícios da tecnologia Java. ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo