espace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Análise de tecnologias e especificação de jogos para dispositivos móveis

A etapa de planejamento no desenvolvimento de jogos wireless ganha importância com as grandes restrições do ambiente

A tecnologia wireless exibe características muito propícias ao desenvolvimento de jogos: conectividade, interatividade, mobilidade e portabilidade. Um atributo-chave do ambiente é permitir aos usuários jogar em qualquer lugar e a qualquer hora. Tudo isto, somado ao fato de que milhares de pessoas têm acesso a dispositivos wireless, abre amplas perspectivas de mercado para os jogos neste ambiente.

Contudo existem algumas restrições relacionadas, tanto ao amplo leque de perfis de usuários quanto às tecnologias e ao hardware. Estas restrições devem ser consideradas nas fases de criação e de implementação de um jogo.

Este artigo discute o desenvolvimento do projeto conceitual de jogos em plataformas wireless baseando-se na experiência do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn-UFPE) e do C.E.S.A.R (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) no desenvolvimento de jogos para essa plataforma.

O projeto conceitual

Com natureza multidisciplinar, a criação de jogos eletrônicos requer um ciclo de desenvolvimento complexo. O projeto conceitual de um jogo pode ser considerado como uma das etapas mais importantes desse ciclo, compreendendo a definição de características do jogo como o enredo; os personagens e suas respectivas características físicas e psíquicas; o objetivo do jogo; a história; o fim do jogo, se houver; a pontuação; a hierarquia de personagens e objetos; as regras do ambiente e muitos outros aspectos. O importante é, que ao final do projeto conceitual, todas as propriedades do jogo tenham sido pensadas e definidas, e isto inclui o projeto de interfaces, gráficos, sons e músicas.

No meio wireless o projeto conceitual deve ser adaptado às restrições do meio, tanto com relação aos dispositivos quanto à tecnologia. Atualmente, os dispositivos móveis diferenciam-se em muitos aspectos: fabricantes, tamanho do visor ( ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo