Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 04. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler essa revista em PDF.imagem_pdf.jpg

Java com Flash

 

Quem nunca passou por um site animado pela tecnologia Flash? No começo eram apenas animações, pequenos jogos e filmes. Depois encontramos sites inteiros desenvolvidos em Flash. E hoje podemos encontrar aplicativos comerciais e jogos multiplayer complexos desenvolvidos com esta tecnologia da Macromedia. E a utilização do Flash só tem aumentado visto que o plug-in do Flash agora já vem embutido em quase todos os novos browsers.

Quem pode se beneficiar desta tecnologia? Entretenimento foi o principal foco da Macromedia até 2000. Entretanto, o posicionamento mudou e neste momento eles estão apostando fortemente no mercado corporativo. E a conexão do Java com Flash é um dos pontos principais para o sucesso desta nova estratégia.

Integração Flash com Java

A idéia de programação num movie Flash surgiu na versão 4 e evoluiu na versão 5. Mas até o Flash 5 era muito trabalhoso desenvolver um aplicativo complexo com interface gráfica em Flash. Apesar de ser muito mais atraente graficamente para o usuário, a complexidade do desenvolvimento afugentava diversos desenvolvedores. Programar em ActionScript – a linguagem de programação do Flash – não era produtivo, pois o ambiente de desenvolvimento era muito fraco e a pseudo-linguagem ainda possuía muitos bugs misteriosos. Além disso, a falta de componentes visuais atrapalhava ainda mais a vida do programador.

No Flash, existem quatro técnicas básicas para a integração: LoadVariables, GetURL, XML e XMLSocket. Flash Communication Server Remoting e Flash Remoting são duas novas tecnologias que precisam ser compradas separadamente. Abordaremos estas duas tecnologias mais adiante.

LoadVariables

Sintaxe: loadVariables (url ,location [, variables]);

 

LoadVariables é usada para ler dados de um arquivo externo. Os dados são passados para variáveis definidas no movie Flash. Essa técnica permite a comunicação HTTP via GET ou POST. Vamos supor que estamos precisando acessar alguns dados que estão guardados num arquivo externo chamado data.txt. Este arquivo contém os dados no formato MIME application/x-www-urlformencoded. Vamos observar o conteúdo do arquivo:

 

empresa=Jynx+Playware&endereco=700+AvProfLuizFreire&cidade=Recife

 

No movie Flash, é preciso definir as variáveis empresa, endereço e cidade antes de chamar o método loadVariables() para acessar os dados.

 

on(release) {

         loadVariables("data.txt", 0);

}

 

O primeiro parâmetro indica a URL (absoluta ou relativa) desejada. Neste caso é um arquivo local.  O segundo parâmetro indica qual movie irá receber as variáveis. Estamos indicando que estamos trabalhando com o level 0 (movie principal).  O terceiro parâmetro, omitido no exemplo, serve para indicar se os parâmetros serão passados via GET ou POST. ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo