2pt; FONT-FAMILY: 'Verdana','sans-serif'">Cafeína 

Bits

Applet dos mochileiros

O escritor britânico Douglas Adams tornou-se "cult" entre programadores, cientistas, designers e outras mentes criativas de todo o mundo com seus livros de ficção científica de no típico humor nonsense britânico. O primeiro livro do autor, "The Hitchikers' Guide to the Galaxy" ("O Guia do Mochileiro das Galáxias", Ed. Sextante, 208 pág.), tem suas origens em uma série de rádio da BBC, e teve quatro continuações. O conjunto constitui a chamada "trilogia de 5 livros" (sim, isso mesmo!) de Douglas Adams. Entre as continuações está The Life the Universe and Everything ("A Vida, o Universo e Tudo Mais", não publicado no Brasil), texto que inspira até hoje um de nossos colunistas.

Como costuma acontecer com obras de sucesso, Hollywood – tardiamente admita-se, pois o livro foi lançado em 1982 – está produzindo um filme homônimo (o site já está no ar: hitchhikers.movies.go.com). Há também um jogo baseado no livro, considerado um dos mais difíceis já criados, no saudoso estilo adventure. A sua versão applet pode ser jogada livremente, em douglasadams.com/creations/infocomjava.html, e dá acesso a todas as funcionalidades do jogo. A única restrição é a impossibilidade de gravar o ponto onde se parou – que não é pequena considerando que o jogo é tão difícil que se pode passar horas tentando apenas sair da primeira sala! De toda forma vale a pena conhecer o applet, mesmo que seja apenas para verificar mais um uso não-convencional da tecnologia Java, para treinar o inglês, ou mesmo para curtir um momento de nostalgia.

Wiki do conhecimento

Na série de artigos sobre o Java.net ("Java.net em Detalhes", Edições 12 e 13), Bruno Souza comentou sobre o Wiki e apresentou um pouco do funcionamento geral dessa aplicação típica da web. Se o leitor se interessou, vale a pena conhecer o WikiPedia (en.wikipedia.org). Um site gigante, com mais de 250 mil artigos, esta enciclopédia on-line é constantemente atualizada, trata de centenas de temas – em todas as áreas, de religiões a esportes, de artes a ciência da computação –e tem versões independentes em 82 idiomas, incluindo o português (pt.wikipedia.org).

A WikiPedia foi criada com essencialmente o mesmo mecanismo Wiki usado no Java.net, e em muitos outros sites. O software da WikiPedia é o MediaWiki (wikipedia.sf.net) e foi criado especialmente para o projeto. O java.net usa o Twiki (twiki.org).

Globalização Wiki: sobre Java em japonês na Wikipedia – versões em 82 idiomas e mais de 63 mil usuários cadastrados

Struts simplificado

Você está aprendendo a usar Struts e ainda não está preparado para enfrentar um IDE completo como o Eclipse, NetBeans, ou JBuilder; mas também não quer editar os arquivos de configuração do Struts manualmente? Então uma boa opção é o Struts Console (jamesholmes.com/struts/console). Esta aplicação puro-Java permite editar visualmente arquivos como o struts-config.xml e o validation.xml (para o Struts 1.0, 1.1 e 1.2, sendo que esta última ainda em desenvolvimento); é suportada também a criação de tag libraries. E se você depois decidir usar IDEs completas, há plug-ins para Eclipse, JBuilder, JDeveloper, NetBeans, IDEA e outras ferramentas.

Struts Console: uma boa opção para iniciar o aprendizado do Struts

Mais UML com Java

Se você trabalha com UML, vale a pena conhecer o Jude, uma ferramenta CASE em Java japonesa, que suporta o padrão UML 1.4. Fácil de usar, a ferramenta oferece suporte à engenharia reversa e à geração de código Java, e é bem documentada. O Jude tem licença proprietária mas é gratuito, na versão "Take", inclusive para uso comercial. Download e documentação em objectclub.esm.co.jp/Jude/.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo