Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 19. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

jm19_capa.gif 

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.imagem_pdf.jpg

Cafeína

 News & Bits

 

O Novo Plano do Java

Confuso com o novo padrão de versões do Java? “J2SE 5.0” mistura duas versões (Java 2 e 5.0), e em pontos acessíveis às aplicações, como na chamada a java –version ou System.getProperty(“java.version”), vemos “1.5.0”, continuando o padrão anterior.

Mas tudo tem sua razão de ser. 5.0 reflete a maturidade do Java – é a quinta geração da tecnologia. Java 2 é o nome da plataforma: J2SE/J2ME/J2EE tornaram-se marcas muito importantes para que qualquer alteração seja viável. Quanto ao “1.5.0”, muitas aplicações têm códigos de detecção de versão pouco robustos, exigindo que a versão tenha três números (a checagem falharia com “5.0”), ou considerando somente o segundo número (não funcionaria nem com “5.0.0”). É pelo mesmo motivo que a versão interna do Windows XP é algo como 5.1.2600, a do Solaris 8 é 5.8, e por aí vai.

 

Mudanças no ciclo: o plano de atualizações muda com o Tiger

Ciclo de atualizações

Logo após o release final do J2SE 5.0, também foi anunciado que o ciclo de atualizações do J2SE será alterado. Não teremos mais updates de manutenção (Maintenance Updates), como 5.1, 5.2 etc., similares ao 1.4.1 ou 1.4.2. Haverá somente updates de serviço (Service Updates), como 5.0_01, e updates de funcionalidades/características (Feature Updates). Estes últimos serão os próximos grandes releases: J2SE 6.0 (codinome "Mustang") e J2SE 7.0 (codinome "Dolphin").

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo