Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 22. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download.Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

Tira-dúvidas

De relatórios à comunicação entre servlets, dúvidas dos leitões resolvidas na prática

 

Fernando Lozano

Grupos no JasperReports

Estou começando a trabalhar com o iReport e JasperReports, mas tendo dificuldades para dividir em grupos os dados que serão mostrados nos relatórios. No caso quero separar os dados em Serviços e Produtos. Fiz alguns testes e consegui mostrar os dados, porém para cada registro está sendo repetido o cabeçalho e o rodapé do grupo.

Eduardo Castillo

 

Um grupo no iReport é baseado em um campo. Cada vez que o valor deste campo muda, é exibido um novo cabeçalho e rodapé de grupo. O iReport (na verdade o JasperReports, que é quem realmente processa o relatório) espera que você já forneça os dados ordenados pelos campos dos grupos, para que todos os registros de um mesmo grupo sejam retornados em seqüência. Se forem definidos vários grupos, eles formam uma hierarquia em que um grupo está contido no grupo "acima" dele.

Vamos supor que queremos organizar os dados geograficamente e que o relatório exibe totais de vendas por estado, cidade e produto. Para obter esse agrupamento, a consulta do relatório deveria usar a ordenação estado-cidade-produto. Cada um destes campos definiria um grupo. Assim, para cada cidade haveria novos grupos por produtos e os totais para cada estado seriam agrupados pelas suas cidades.

Para mais informações sobre a criação de relatórios, você pode consultar os artigos nas Edições 13 e 21 da Java Magazine. ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo