Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 37. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

 

ver os líderes de projetos e executivos de grandes empresas envolvidas com a tecnologia Java apresentarem as principais novidades em especificações, APIs e produtos.

Como sempre, o JavaOne apresenta um grande tema técnico, que pode ser resumido, na edição de 2006, em três palavras: AJAX, Web 2.0 e SOA. Essas tecnologias já estavam presentes nos anos anteriores, mas com muito menos destaque. E os grandes temas dos anos anteriores como Web Services, Java ME e novas versões do Java SE e Java EE, continuaram presentes neste ano.

Principais destaques do JavaOne 2006         

Apresentamos aqui uma seleção dos principais assuntos abordados no JavaOne, com enfoque técnico. Foram tratados outros assuntos importantes como Java ME, performance e tuning de aplicações e JVMs, mas no JavaOne é preciso escolher uma “família” de temas para acompanhar, e apresentamos aqui nossa perspectiva do evento.

AJAX (Asynchronous JavaScript and XML)

Poucos meses atrás, a comunidade não conseguia discernir exatamente o papel do AJAX no cenário de desenvolvimento, ou mesmo o quanto de inovação existia nesta tecnologia. Hoje já fica mais fácil arriscar dizer que, embora não haja nenhuma grande novidade nos conceitos apresentados com AJAX, a tecnologia realmente veio para ficar.

Houve um grande número de sessions com AJAX no título, e muitas outras que citavam suporte a essa tecnologia através de frameworks e componentes. A maioria estava lotada. Além disso, diversos estandes no pavilhão apresentaram soluções para utilização de AJAX. Veja um pouco mais sobre AJAX no quadro “O que é AJAX?”.

A grande estrela entre os exemplos de AJAX foram os serviços oferecidos pelo Google, principalmente o Google Maps, que pode ser utilizado por outras aplicações através de um Web Services. Foram mostrados exemplos onde o serviço Google Maps é utilizado para mostrar os bares onde é possível tomar cerveja perto do local do evento, entre outras demonstrações mais sérias.

Web 2.0

O termo Web 2.0 refere-se à nova geração de serviços disponíveis na web, que possibilitam aplicações mais parecidas com aplicações desktop, com a utilização de Web Services, AJAX, e podendo incluir outras ferramentas como Wikis e blogs. O Web 2.0 tem como principais símbolos aplicações como Google Maps e Flickr, entre outras, e o assunto esteve presente em diversas technical sessions do evento.

SOA

Um dos destaques relacionado a SOA (Service-Oriented Architecture) este ano foi o suporte que as IDEs Java começam a oferecer para BPEL (Business Process Execution Language). Esta linguagem, baseada em XML, é utilizada para orquestração de serviços, permitindo que estes sejam incorporados em workflows e processos em aplicações compostas (composite applications – outro destaque do JavaOne 2006) construídas através da utilização de múltiplos serviços.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo