Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 41. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download.Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

Menos Bugs com FindBugs

Encontrando Defeitos Automaticamente em Código Java

Conheça uma ferramenta capaz de analisar seus programas e listar possíveis defeitos na programação.

 

Buscamos sempre formas de melhorar a qualidade e a performance do nosso código, e para isso utilizamos vários tipos de testes e outras técnicas automatizadas. Mas, ainda que sejam usadas técnicas sofisticadas de testes, partes do código podem não ser testadas ou se comportar de maneira indevida em condições atípicas. Isso se torna impossível ( ou extremamente caro) retirar todos os defeitos de um software somente através da realização de testes.

A ferramenta que veremos neste artigo, o FindBugs, auxilia na detecção de defeitos/bugs em código Java, através da análise do bytecode. Podemos considerar o FindBugs uma ferramenta complementar aos testes (automatizados e manuais) para a garantia da qualidade em nossas aplicações.

 

Conheça a ferramenta

 

Obtendo e executando

O FindBugs pode ser obtido no site findbugs.sf.net. Após o download, descompacte o arquivo findbugs-1.0.0.zip (ou versão mais recente) para uma pasta qualquer. Para executar a ferramenta, basta entrar na subpasta bin e executar o arquivo findbugs.bat no Windows ou findbugs no Linux/Unix. A tela principal é muito simples, contendo inicialmente apenas uma barra de menus.

 

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo