Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 60. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

AN style="FONT-SIZE: 10pt; BACKGROUND: white; COLOR: red; FONT-FAMILY: Verdana; moz-background-clip: -moz-initial; moz-background-origin: -moz-initial; moz-background-inline-policy: -moz-initial">

x = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Agendando tarefas com o Framework Quartz

Simplifique a implementação de tarefas agendadas utilizando um framework open-source muito simples e flexível

De que se trata o artigo:

O artigo apresenta o Quartz, um framework leve e simples para agendamento de tarefas em aplicações Java, web ou não.

 

Para que serve:

Aprender a agendar tarefas de forma simples e rápida sem necessitar de muitos recursos do sistema operacional e hardware, utilizando um poderoso framework open-source escrito em Java.

 

Em que situação o tema é útil:

Este tema é útil quando você precisa agendar tarefas em sua aplicação. Utilizando o Quartz você será capaz de fazer isso de forma flexível, tendo acesso a várias opções de agendamento sem sacrificar a simplicidade.

 

Conhecendo o Quartz:

O framework Quartz veio para facilitar o agendamento de tarefas em nossas aplicações, sejam elas web ou desktop. Trabalhando de forma desacoplada e com objetos java simples, sua utilização consiste basicamente na criação de tarefas implementando a interface org.quartz.Job, criação do Trigger, responsável pelo disparo das tarefas e a manipulação do objeto Scheduler, que é o coração do framework, responsável por iniciar, pausar e parar todo o processo de agendamento.

 

Você necessita que sua aplicação execute uma tarefa diariamente, uma vez por semana ou talvez apenas no último dia de cada mês? As tarefas devem ser executadas automaticamente, de um modo independente do resto do funcionamento do sistema, e, se um erro ocorrer durante a execução, o pedido será tão “autoconsciente” que tentará executar-se novamente? Se você respondeu sim a qualquer uma das perguntas acima, então você precisa conhecer o Quartz Scheduler.        

Quartz é um framework open-source para agendamento de tarefas muito simples e flexível. É mantido pela família OpenSymphony, que apresenta entre outros projetos o WebWork, OSCache, SiteMesh e OGNL. Ele foi projetado para oferecer várias opções de agendamento e possuir fácil integração com sistemas J2SE e J2EE, oferecendo grande flexibilidade sem sacrificar a simplicidade. O Quartz é distribuído em uma pequena biblioteca Java e vem sendo utilizado por grandes projetos como JBoss, Apache Cocoon, Spring e OS Workflow.

Como instalar e configurar?

Faça o download do Quartz em http://www.opensymphony.com/quartz/download.action. No momento da escrita deste artigo estava disponível a versão 1.6.1-RC1. Descompacte no diretório de sua escolha e copie os arquivos quartz-1.6.1-RC1.jar, commons-collections-3.2.jar e commons-logging-1.1.jar para a pasta lib de seu projeto. Caso deseje alterar as configurações do Quartz você pode criar o arquivo quartz.properties e adicioná-lo ao classpath de seu projeto. A Listagem 1 mostra um arquivo onde configuramos o número máximo de threads, a classe responsável pelo gerenciamento do pool de threads e a utilização da classe org.quartz.simpl.RAMJobStore, responsável por armazenar em memória todos os dados referentes aos agendamentos.

 

Listagem 1. Arquivo de configuração

org.quartz.scheduler.instanceName = Scheduler

org.quartz.threadPool.class = org.quartz.simpl.SimpleThreadPool ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo