Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 68. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

AN style="FONT-FAMILY: Verdana; BACKGROUND: white; COLOR: red; FONT-SIZE: 10pt; moz-background-clip: -moz-initial; moz-background-origin: -moz-initial; moz-background-inline-policy: -moz-initial">

PAN>

: windowtext; FONT-SIZE: 10pt" lang=EN-US>

ve:

Melhorar o processo de desenvolvimento de software, através de uma maior valorização das pessoas e iterações entre elas, intensa colaboração com o cliente, respostas rápidas a mudanças e entregas frequentes.

 

Em que situação o tema é útil:

As metodologias ágeis possuem princípios e práticas que podem ajudar uma equipe a desenvolver software alcançando maior organização da gestão do processo de desenvolvimento, além de melhorar a qualidade, e tornar mais eficiente a comunicação entre os membros da equipe de desenvolvimento e o relacionamento com o cliente.

 

Desenvolvendo com Agilidade:

 O desenvolvimento ágil, desde sua origem através do manifesto ágil, vem ganhando mais e mais popularidade. Ele tem como principais características o desenvolvimento iterativo com ciclos curtos, comunicação intensa, entregas freqüentes, feedback constante, colaboração com cliente e repostas rápidas as mudanças.

Existem diversas metodologias ágeis, as mais conhecidas são XP, Scrum e FDD. Cada uma apresenta uma abordagem com papéis e práticas diferentes. O XP, por exemplo, define práticas de revisão de código, de testes e de integração. Já o Scrum aborda com maior enfoque práticas mais gerenciais como gestão de requisitos, estimativas e reuniões.

É possível adaptá-las às metodologias já utilizadas e até mesmo unir práticas para que se alcance um processo aderente à realidade de cada organização, porém, nunca se deve deixar de levar em consideração os princípios que deram origem à agilidade.

 

 

Nos últimos anos as metodologias ágeis vêm ganhando mais e mais popularidade e grandes empresas como Google, Yahoo!, Microsoft, IBM, Cisco, Symantec e Siemens as têm utilizado. Mas afinal o que as metodologias ágeis trazem de diferente? O que tem despertado tanto interesse nesses grandes players do mercado de tecnologia? Para compreender melhor, vejamos como tudo começou.

O Manifesto Ágil

Em fevereiro de 2001 Kent Beck, Mike Beedle, Arie van Bennekum, Alistair Cockburn, Ward Cunningham, Martin Fowler, James Grenning, Jim Highsmith, Andrew Hunt, Ron Jeffries, Jon Kern, Brian Marick, Robert C. Martin, Steve Mellor, Ken Schwaber, Jeff Sutherland e Dave Thomas, sem dúvida grandes personalidades do desenvolvimento de software, reuniram-se em Wasatch Range para discutir melhores maneiras de desenvolver software. Esse encontro deu origem ao ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo