Artigo Java Magazine 76 - WebApps com Struts2 – Parte 3
O artigo continua a apresentar o Struts2, um framework que facilita o desenvolvimento de aplicações web ao aplicar o padrão MVC à arquitetura da aplicação.
ArtigosJavaArtigo Java Magazine 76 - WebApps com Struts2 – Parte 3
O artigo continua a apresentar o Struts2, um framework que
facilita o desenvolvimento de aplicações web ao aplicar o padrão MVC à
arquitetura da aplicação. Na primeira parte foram apresentadas as funcionalidades
básicas do framework e na segunda parte vimos a integração com Spring, injeção
de dependências e upload de arquivos. Nesta parte, última da série, continuamos
o desenvolvimento desta aplicação e apresentamos novas funcionalidades como a
configuração por convenção (que substitui o struts.xml), a criação de
componentes gráficos reutilizáveis, funcionalidades de depuração e profiling
da aplicação, integração com JasperReports para geração de relatórios e dicas
finais para aumento do desempenho de aplicações com Struts2.
Para que serve:
O Struts2 serve para aumentar a produtividade das equipes de
desenvolvimento web, propondo, ao mesmo tempo, uma organização maior dos
artefatos de código a partir da separação das responsabilidades de
apresentação, controle e negócio e da existência de diversas funcionalidades
prontas, comumente utilizadas em aplicações deste tipo. Neste artigo
apresentaremos funcionalidades que servem para diminuir a quantidade de XML,
aumentar a reutilização de código, depurar aplicações e gerar relatórios em
PDF.
Em que situação o tema é
útil:
Quando devemos construir aplicações web de médio a grande porte e o
tempo investido no aprendizado do framework é justificado por uma maior
produtividade no desenvolvimento e na manutenção. Apresentaremos ferramentas
que são úteis quando repetimos códigos relativos a componentes visuais, quando
precisamos encontrar erros ou a causa de um desempenho insatisfatório, ou
quando precisamos gerar relatórios em PDF dinamicamente a partir dos dados da WebApp.
Aplicações Web com
Struts2 – Parte 3:
O Struts2 é um dos frameworks web mais conhecidos e
utilizados atualmente. Ele provê uma série de facilidades para a construção de
aplicações web, melhorando a produtividade da equipe e diminuindo custos de
manutenção devido a uma melhor organização do código. Na terceira parte desta
série de artigos, continuamos o desenvolvimento de nossa aplicação de exemplo
para apresentar novas funcionalidades. Começamos com a configuração por
convenção, que nos permite desenvolver ações sem configurá-las no struts.xml,
e implementamos uma nova funcionalidade: a pesquisa de livros por nome (Listagens
1 a 4 e Figura 1). E já que não teremos mais as ações
detalhadas no struts.xml, apresentamos o plug-in navegador da
configuração, que nos permite ver todas as ações configuradas em nossa
aplicação (Figura 2 e Listagem 5). Em seguida, falamos de
depuração de aplicações – mostrando como inspecionar os objetos disponíveis em
cada ação (Figuras 3 e 4 e Listagem 6) – e profiling
– imprimindo nos logs quanto tempo cada componente levou para executar (Listagem
7 e Figura 5). Passamos a falar, então, de componentes visuais,
ensinando como criar um componente web que pode ser reutilizado em várias
páginas (Listagens 8 e 9), mostramos a integração do Struts2
com o JasperReports, ferramenta de geração de relatórios (Listagens 10 a
14 e Figura 6), e, finalizando, damos algumas dicas para aumentar
o desempenho de aplicações que usam Struts2.
Esta é a terceira e última
parte de uma série de artigos sobre o Struts2, iniciada na Edição 74
da Java Magazine. Já apresentamos na primeira parte a instalação do framework,
o uso de suas funções básicas e algumas funcionalidades oferecidas pelo mesmo,
como a abordagem dirigida ao modelo, uso de interceptadores, definição de resultados,
validação de formulários, internacionalização de mensagens e integração com o
framework SiteMesh para aplicação de leiaute gráfico a todas as páginas. Na
segunda parte, publicada na Edição 75, mostramos outras características do
Struts2, como a injeção de dependências, upload de arquivo e
resultados binários, e sua integração com outros frameworks como FreeMarker e
Spring. Tudo isso com a ajuda de uma aplicação web (WebApp) simples, mas
com utilidade real: uma aplicação para gerência de pequenas bibliotecas chamada
Bookshelf.
Nesta edição, continuaremos a desenvolver o Bookshelf
(se você não seguiu a primeira e a segunda partes, pode obter o código-fonte no
site da Java Magazine) e mostraremos:
Como criar ações sem precisar configurá-las no
arquivo struts.xml, seguindo
convenções de código e utilizando anotações diretamente nas classes;
Como criar componentes gráficos usando FreeMarker e
reutilizá-los em diversas páginas web com a tag <s:component />;
Quais ferramentas de depuração (debugging) e
profiling são oferecidas pelo Struts2 para encontrar
falhas e causas de baixo desempenho;
Como integrar o Struts2 com o
JasperReports para mostrar relatórios em PDF gerados dinamicamente a
partir dos dados de nossa WebApp;
Dicas para aumentar o desempenho de aplicações que
utilizam Struts2.
Configuração por convenção
Os leitores que vêm acompanhando esta série de artigos já
podem ter percebido uma desvantagem do Struts2: toda ação deve ser
configurada no arquivo struts.xml para que o framework saiba o que fazer
quando o usuário faz uma requisição a uma determinada URL. A quantidade de
código XML que deve ser escrito pode acabar sobrecarregando o desenvolvedor.
Felizmente, existe uma alternativa: a configuração por convenção.
Para que você não precise dizer ao framework onde encontrar
as classes de ação e páginas de resultado, é preciso seguir convenções
(padrões) para que o Struts2 os encontre automaticamente. Para
começarmos, no entanto, precisamos incluir em nossa aplicação web o JAR struts2-convention-plugin-2.1.8.1.jar,
que pode ser encontrado na pasta lib da distribuição do Struts2.
Isso basta para instalar o plug-in de convenção no Struts2.
O plug-in de convenção procura por classes cujo nome termina
em Action ou que implementem a interface com.opensymphony.xwork2.Action
(subclasses de com.opensymphony.xwork2.ActionSupport
implementam esta interface por herança), em pacotes chamados struts, struts2, action ou actions.
As páginas web ele procura em /WEB-INF/content/ com o nome da ação
executada e a string de resultado (o retorno do método), como veremos nos
exemplos. No caso do Bookshelf, colocamos nossas classes de ação dentro
do pacote controle e as páginas web em /WEB-INF/pages/.
Se quisermos usar estes locais, devemos configurar as constantes struts.convention.package.locators com o nome do
pacote que contém as ações e struts.convention.result.path
com o caminho (path) para a raiz das páginas web.
Nós, no entanto, usaremos as convenções e não adicionaremos
nenhuma configuração no struts.xml. Adicionaremos, sim, anotações nos
métodos de ação para especificar suas URLs, para que possamos utilizar a
divisão entre input() e execute() que temos feito no ...
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<Perguntas frequentes>
Carreira
Por onde devo iniciar os estudos?
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
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