NT face=Verdana size=2>wm07_capa.JPG

 

rdana size=5>Parte 2 - Como e por que desenvolver para PalmOS

Neste artigo daremos continuidade ao nosso desenvolvimento em PDA ToolBox para Palm OS. Vamos utilizar novos recursos, instalaremos um emulador de PalmOS e vamos testar nossa solução.

Sobre o programa

Desde o início dessa matéria, tenho conversado com muitas pessoas, internet a fora, sobre esse programa que escolhi fazer e as pessoas me questionam, por que um programa de RPG? Fundamentalmente, essa escolha vem de ser algo muito relacionado a minha história com programação, mas esse programa em especial, é um coringa, quase tão bom quanto qualquer Hello World!, usado universalmente, independente da linguagem.

Estive vendo com colegas do serviço e entre outros usuários de Palm, que esse mesmo programa pode gerenciar uma infinidade de funções, sem grandes alterações em suas tabelas, relacionamentos e afins, por exemplo: um gerenciador de licenças de softwares em máquinas do escritório, na tela das classes de personagens, colocamos softwares específicos que uma máquina pode trabalhar, na tela que descrevemos o personagem, podemos descrever a máquina, sua configuração e informamos então, qual software ela roda e na última tela teremos uma referência cruzada de máquina por software executando. Isso é muito útil, por exemplo, no escritório de engenharia onde trabalho, onde temos CATIA, UG, Ideas, softwares de engenharia específicos, cujo gerenciamento é muito importante, datas que a licença expira, para solicitarmos outra a tempo; quando uma máquina for locada, gerenciar onde ela está, que módulos de software estão nela, enfim.

Outra aplicação que me ocorreu para o software que desenvolvemos: um livro de receitas! Onde hoje temos o campo classe de personagem, colocamos uma categoria alimentar: saladas, massas, carnes, frio, quentes e assim a fora. Onde descrevemos nosso personagem, enxugamos ao máximo o número de campos deixando apenas um grande campo de texto, com a opção Single line desabilitada, permitindo adicionar várias linhas, e assim podemos adicionar nossas receitas e na última tela, teremos uma consulta rápida a receitas diversas, de acordo com seu gênero.

Existem milhares de formas de se utilizar a mesma consulta. Aqueles que tiverem ainda outras idéias fiquem à vontade para me enviar via e-mail que terei prazer em divulgá-la por aqui.

O que podemos melhorar em nosso programa?

Até aqui criamos um programa capaz de gerenciar personagens, de acordo com sua classe, sua profissão no jogo, podemos inserir diversas informações sobre o mesmo, criando um resumo rápido, simples e consistente, como: pontos de vida, arma favorita com dano e bônus de ataque e armadura. Chegou a hora de adicionar funcionalidades ao nosso software.

Na primeira tela, onde temos os três botões, vamos personalizar um pouco nosso programa, adicionando, por exemplo, a figura de um dragão. No Google ou outra ferramenta de busca da sua preferência, digite a palavra “dragões” e escolha a figura que mais lhe agradar. O PDA Toolbox tem uma limitação com relação a figuras: elas devem possuir no máximo 160x160 e devem ser na extensão BMP. Infelizmente é uma extensão grande, que faz com que poucas imagens já onerem bastante nosso programa, e por isso vamos escolher com sabedoria quais imagens utilizar. Para editar a figura, fique à vontade para trabalhar com o seu software favorito, até mesmo o Paint do Windows pode ajudá-lo a criar um quadrado de 160 x 160 pixels. ...

Quer ler esse conteúdo completo? Seja um assinante e descubra as vantagens.
  • 473 Cursos
  • 10K Artigos
  • 100 DevCasts
  • 30 Projetos
  • 80 Guias
Tenha acesso completo