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Oracle 9i – Parte III

Implementando um projeto de banco de dados

por Ricardo Rezende

Neste último artigo da série sobre o Oracle 9i vamos implementar um projeto de banco de dados. Aprendemos até aqui como criar um BD no primeiro artigo (SQL Magazine 12), entendemos parte da arquitetura do Oracle 9i (SQL Magazine 13) e agora iremos “colocar a mão na massa dando vida” a um determinado projeto.

Todo o processo de projeto do BD foi visto na série de seis artigos publicados na SQL Magazine, edições 02 a 07, onde foi abordado desde o modelo lógico até a implementação (em Firebird 1.0). Utilizaremos o mesmo estudo de caso, mas utilizando desta vez o Oracle 9i. Gostaria de fazer um agradecimento a Vinicius Lourenço de Souza que brilhantemente escreveu a série de artigos sobre o projeto de BD e gentilmente permitiu sua utilização como base para este artigo.

Para nos ambientar ao projeto, vamos repassar os requisitos levantados junto ao cliente hipotético (Box 1).

 

Box 1: Análise de Requisitos (Retirado da SQL Magazine 02 – página 15)

·         A livraria Book.Net é destinada a clientes da área de informática. Ela possui cerca de 4500 livros sobre desenvolvimento, internet, banco de dados, redes e sistemas operacionais entre outros;

·         A livraria tanto vende os seus livros como também os aluga para clientes cadastrados em suas fichas para fins de estudo;

·         Os livros podem ser nacionais ou importados;

·         Os clientes podem alugar no máximo três livros de uma vez, cuja duração não poderá ultrapassar o período de duas semanas. Depois desse tempo, o cliente pode renovar o aluguel. Em toda renovação, deverá ser para uma taxa para cada livro. Caso o cliente passe do tempo e não renova o aluguel, pagará uma multa na devolução e/ou renovação;

·         Os clientes que desejam alugar um livro que já esteja alugado poderão fazer uma reserva do mesmo;

·         Os livros que são pouco alugados ou não são alugados, a livraria realiza promoções para vendê-los;

·         Os clientes que mais alugaram e mais compraram livros são notificados antes dos demais sobre as promoções, tanto para compra como para aluguel;

·         Os clientes podem ser pessoas físicas ou jurídicas. Os livros também são vendidos para universidades, centros educacionais e quaisquer cursos que desejam melhorar sua biblioteca;

·         O cliente pessoa física, ao se cadastrar, deve informar os seguintes dados obrigatórios: nome completo, identidade e/ou CPF, data de nascimento, endereço completo e pelo menos um telefone de contato. As informações opcionais são e-mail, home-page pessoal e outros tipos de telefones;

·         O cliente pessoa jurídica, ao se cadastrar, deve informar os seguintes dados obrigatórios: CNPJ, razão social, endereço completo e pelo menos um telefone de contato. As informações opcionais são e-mail, home-page e outros telefones;

·         Ao cadastrar um livro, as seguintes informações são preenchidas: ISBN, nome do livro, nome da editora, autor, ano de publicação, assunto, se é para compra ou aluguel, se á nacional ou importado e quantidade que a livraria tem. Estas são informações obrigatórias. As informações opcionais são preço de venda, preço de aluguel e preço de renovação de aluguel.

Com base nos requisitos, o cliente deseja que o sistema forneça as seguintes funcionalidades:

·         Controlar o cadastro de todos os clientes que compram e alugam os livros;

·         Controlar o cadastro de todos os livros;

·         Controlar os livros mais vendidos e alugados;

·         Controlar os livros menos vendidos e alugados;

·         Controlar as reservas de livros;

·         Controlar os livros que estão alugados e o tempo de aluguel dos mesmos;

·         Obter relatório da quantidade de livros de um determinado assunto;

·         Obter relatório da quantidade de livros de uma determinada editora. ...

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