N style="mso-spacerun: yes">capaSQL17.JPG

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Conhecendo os detalhes da UML – Parte 2

 

por Rodrigo Oliveira Spínola

 

Leitura Obrigatória: SQL Magazine 13, artigo Projeto de software utilizando UML.

Leitura Obrigatória: SQL Magazine 16, artigo Conhecendo os detalhes da UML Parte 1.

 

Utilizando os conceitos e os elementos da UML apresentados no artigo Conhecendo os detalhes da UML Parte 1, podemos incrementar um pouco mais o diagrama de classes apresentado na matéria Projeto de software utilizando UML publicado na SQL Magazine 13. Nesta ocasião, elaboramos um diagrama de classes inicial para projetar um software de uma locadora de veículos. A Listagem 1 apresenta a descrição do estudo de caso. Podemos observar na Figura 1 o diagrama de classes inicialmente elaborado.

O objetivo deste artigo é tornar nosso diagrama de classes inicial mais próximo da sua realidade de implementação. Ou seja, trabalharemos neste artigo com um diagrama de classes que se encaixa na fase de projeto de baixo nível, no qual os conceitos de implementação devem ser considerados para aprimoramento dos modelos.

 

Uma locadora de veículos deseja um sistema para facilitar o atendimento a seus clientes. O processo de aluguel de carros atual é confuso e está gerando insatisfação entre os clientes. A locadora é formada basicamente pelos seus clientes e carros para aluguel. Os carros estão divididos em diversos tipos: popular, luxo e utilitário. As informações importantes sobre os carros a serem armazenadas são: código (placa do carro), tipo, modelo, ano, cor, chassis, quilometragem e valor do aluguel (diária).

Os funcionários serão responsáveis pelo cadastro dos clientes e dos carros adquiridos pela locadora, por efetuar o aluguel de um carro para o cliente e dar baixa no aluguel. Existem clientes especiais e clientes comuns. Os especiais possuem uma taxa de desconto e um valor de quilometragem extra para seus aluguéis. Qualquer cliente é identificado por RG, nome, CPF, telefone, endereço, contato. ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo