As ferramentas CASE vieram para trazer organização, considerando a documentação e padronização, e produtividade, no que diz respeito à geração de modelos físicos e scripts para implementação do modelo em qualquer SGBD.

Neste contexto, o ERwin se mostra como uma solução bastante completa e com uma aceitabilidade muito alta nas empresas de uma maneira geral.

Este artigo tem o objetivo de mostrar ao leitor como criar um modelo físico e também os scripts de implementação, utilizando como estudo de caso, o modelo desenvolvido para o primeiro simulado da série de simulados sobre modelagem de dados: o estudo é o campeonato de futebol virtual.

Iniciando o projeto

É muito importante gerar os modelos lógicos e físicos porque isso garante um melhor controle e entendimento em dois níveis: negócios (escopo) e sistema (programação).

O enfoque do modelo lógico são as regras de negócio e processos, garantindo o entendimento entre o seu cliente e o grupo responsável pelo desenvolvimento do projeto. Já o modelo físico garantirá a estrutura do banco de dados e suas regras, integridades e cardinalidades.

A escolha do banco e versão será importante para gerar a estrutura com as particularidades do SGBD em questão. O mais interessante é que o ERwin está preparado para a maioria dos bancos do mercado como Oracle, SQL Server, DB2 e Progress.

Dessa forma, antes de iniciar a criação de um modelo, com o ERwin aberto escolha a opção Logical/Physical no campo New Model Type para a geração dos modelos físico/lógico (Figura 1). Em Create Using Template poderá ser selecionado um padrão pré-definido, caso haja algum e finalmente, no campo Target Database poderá ser definido o SGBD e sua versão. Com isto, os scripts serão criados levando em consideração as particularidades do SGBD escolhido.

Definindo o tipo de modelo a ser gerado e o SGBD de destino
Figura 1. Definindo o tipo de modelo a ser gerado e o SGBD de destino

O modelo físico vai sendo gerado automaticamente durante o processo de criação do modelo lógico, e toda modificação no modelo lógico reflete no modelo físico e vice-versa. A ...

Quer ler esse conteúdo completo? Seja um assinante e descubra as vantagens.
  • 473 Cursos
  • 10K Artigos
  • 100 DevCasts
  • 30 Projetos
  • 80 Guias
Tenha acesso completo