alt="" hspace=0 src="/loja/img/Capa_SQL39_G.gif" align=bottom border=0>

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Questões de banco de dados do concurso do DATAPREV

 

Em março de 2006 a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (DATAPREV), ligada ao Ministério da Previdência Social, abriu um concurso público para preencher vagas para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação. Dentre os vários perfis oferecidos destaca-se o perfil VII, chamado perfil de Banco de Dados. De acordo com o edital, as principais atribuições para este perfil incluem a definição de estruturas de dados e ambientes de banco de dados, baseando-se nas diretrizes tecnológicas e nas metodologias adotadas pela empresa; o monitoramento do funcionamento do banco de dados para garantir a disponibilidade de uso e a otimização da performance do ambiente, bem como assistir o desenvolvedor na implantação e na manutenção de sistemas, quanto à utilização dos recursos de banco de dados.

Avaliação

A avaliação do concurso foi dividida em duas provas: objetiva e discursiva. Na prova objetiva, as questões deveriam ser respondidas por meio de duas escolhas: C para indicar que a afirmação apresentada pela questão estava correta, e E para indicar que a afirmação apresentada na questão estava errada. Esta prova foi dividida em questões que cobravam conhecimentos básicos (denominada P1), contendo 40 questões com o conteúdo de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, e 80 questões cobrando conhecimentos específicos (denonimada P2). Para os candidatos ao perfil de Banco de dados, as 80 questões de conhecimentos específicos foram elaboradas com assuntos relacionados à programação, redes e banco de dados.

Já na prova discursiva (denominada P3), para o perfil de banco de dados, foi solicitado que o candidato escrevesse o script de criação e permissões para uma tabela no padrão SQL ANSI.

O edital apresentado ainda descreve os critérios de pontuação e eliminação. Para cada questão objetiva correta o candidato recebe 1,0 ponto. Para cada questão objetiva incorreta o usuário recebe -1,0 ponto. Caso não haja marcação ou marcação dupla (C ou E) o usuário recebe 0 ponto. As questões dissertativas podem obter no máximo 30,00 pontos se corretas, e são avaliadas de acordo com a apresentação, a estrutura, o desenvolvimento, o conhecimento do tema, o domínio da modalidade escrita da Língua Portuguesa, programação de computador e diagramas usados.

Três critérios de eliminação são apresentados pelo edital com base na nota obtida pelo candidato:

1)     Nota inferior a 8,00 na prova de Conhecimentos Básicos;

2)     Nota inferior a 24,00 na prova de Conhecimentos Específicos;

3)     Obtiver pontuação inferior a 36,00 pontos na soma das notas obtidas nas provas objetivas P1e P2.

 

Para a obtenção da nota final, os pontos obtidos nas provas objetivas P1 e P2 são somados com os pontos obtidos na prova dissertativa P3.

Na bibliografia sugerida para o perfil de Banco de Dados temos vários conceitos teóricos e práticos que podem ser cobrados. Nenhum livro ou produto específico foi sugerido, com exceção dos conceitos relacionados ao banco de dados Oracle.

A seguir, somente as questões relacionadas ao conteúdo de banco de dados do perfil VII (Banco de Dados) da prova objetiva e discursiva, realizada no dia 7 de maio de 2006, são apresentadas e comentadas junto com o gabarito.

Questões da prova objetiva

Acerca da administração de banco de dados, julgue os itens a seguir.

 

76) Uma transação a ser realizada no banco de dados pode ser definida em nível lógico por meio de um programa em linguagem de alto nível.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Seja um assinante e descubra as vantagens.
  • 473 Cursos
  • 10K Artigos
  • 100 DevCasts
  • 30 Projetos
  • 80 Guias
Tenha acesso completo