style="WIDTH: 199px; HEIGHT: 263px" alt="" hspace=0 src="/loja/img/Capa_SQL45_G.gif" align=bottom border=0>

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Padrões de projetos, aliados ou inimigos?

 

Padrões de projetos, aliados ou inimigos? Esse artigo não ousaria responder essa pergunta sem antes discutir algumas questões. Mas para que essas questões não flutuem em demasia no âmbito filosófico, abordaremos alguns aspectos práticos, de modo a exemplificar cada abordagem.

 

O problema

Existem momentos, na vida, que nos deparamos com certas dificuldades. Isso é triste, mas é inevitável.

Vamos imaginar um momento na vida de um jovem chamado Daniel: Daniel está levando sua namorada ao cinema para assistir Aquele lançamento. Mas, de repente, foi surpreendido por um evento não planejado. O pneu do seu carro furou. O que fazer?

§     Continuar dirigindo o carro como se nada tivesse acontecido?

§     Levantar o carro no braço, e pedir para que sua namorada troque o pneu furado?

§     Tentar encher o pneu assoprando?

 

A solução

A solução para o problema acima, e para vários outros problema é: “não reinventar a roda”. Existe uma solução amplamente aprovada, eficiente e específica para o problema citado, é a solução Troca de Pneu: Afrouxe os parafusos, levante o carro com o macaco e assim por diante.

Existem várias outras soluções específicas para problemas específicos. Na engenharia de software isso também acontece, até recebeu um nome, design patterns (padrões de projeto), ou seja, soluções para problemas recorrentes. A Figura 1 mostra as soluções (padrões) clássicas.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo