
; FONT-FAMILY: Verdana">Projeto
Estudos de Caso de Projeto de Bancos de Dados para Contas a Pagar e Receber
Conforme abordamos em edições anteriores desta revista, sabemos que o objetivo de um projeto de banco de dados é obter um conjunto de esquemas de relações que nos permita armazenar dados sem redundância e que as informações necessárias para tomadas de decisões possam ser geradas facilmente. Assim, para que um projeto de banco de dados possa atender a estes pressupostos, aplicamos a normalização dos dados.
Na edição de número 47 desta revista, apresentamos os conceitos envolvidos na normalização de um projeto de banco de dados.
Neste artigo, utilizaremos os conceitos citados na referida edição e abordaremos o projeto de um banco de dados para um sistema de contas a pagar e receber, com algumas restrições de escopo, que detalharemos a seguir.
Na edição de número 50 desta revista, apresentamos dois estudos de caso de projetos de bancos de dados, onde abordamos a normalização de dois modelos de dados. Neste artigo iremos retomar algumas discussões e alguns tópicos que foram tratados na edição 50.
Escolhemos este projeto devido ao fato das regras de negócio serem de fácil compreensão. Entretanto, apesar de ser um projeto relativamente simples, ele possui vários pontos de questionamento por parte dos projetistas de bancos de dados.
Estudo de caso
Um sistema de contas a pagar e receber, em geral, consiste das seguintes funcionalidades:
· Cadastro de Clientes: consiste em cadastrar todos os dados relativos a clientes, tais como: nome, endereço, telefone, CPF, RG, CNPJ, inscrição estadual.
· Cadastro de Fornecedores: consiste em cadastrar todos os dados relativos a fornecedores, tais como: nome, endereço, telefone, CPF, RG, CNPJ, inscrição estadual.
· Cadastro de Contas a Pagar: precisa armazenar dados relativos às contas a pagar, tais como, data prevista para o pagamento, valor da conta a pagar, juros, multa, desconto.
· Cadastro de Contas a Receber: precisa armazenar dados relativos às contas a receber, tais como, data prevista para o recebimento, valor da conta a receber, juros, multa, desconto.
· Cadastro de Pagamento de Contas: visa armazenar dados relativos aos pagamentos de contas a pagar previamente cadastradas. Assim, precisaremos informar a conta que está sendo paga, o valor do pagamento, juros, multa, desconto e a data efetiva do pagamento.
· Cadastro de Recebimento de Contas: visa armazenar dados relativos aos recebimentos de contas a receber previamente cadastradas. Assim, precisaremos informar à conta que está sendo recebido, o valor do recebimento, juros, multa, desconto e a data efetiva do recebimento.
O escopo do exemplo deste artigo resume-se a armazenar dados relativos a contas a pagar e receber, da seguinte forma: um cliente cadastrado com seus dados pessoais gera contas a receber para a empresa e posteriormente será registrado o recebimento das contas. Um fornecedor devidamente cadastrado com seus dados gera contas a pagar para a empresa e posteriormente será registrado o pagamento das contas.