Esse artigo faz parte da revista SQL Magazine edição 53. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

ALIGN: left; mso-pagination: widow-orphan; mso-outline-level: body-text" align=left>Desafio SQL Magazine

A empresa ItsMyBusiness vem crescendo de maneira vertiginosa. E junto com este crescimento, as “dores de cabeça” para os DBAs também crescem em progressão geométrica.

Problemas na modelagem do banco estão trazendo uma queda na performance de algumas consultas que necessitam de informações de estoque.

Este cenário é o desafio que Wagner Crivelini nos traz.

Consultas que precisam “varrer” uma série de informações para extrair apenas uma costumam ser um fantasma na vida dos DBAs.

Desta vez a solução proposta está escrita para Oracle e SQL Server.

Caso você tenha um desafio que gostaria de compartilhar conosco, envie sua sugestão para webeditor@sqlmagazine.com.br

Divirtam-se.

 

Ricardo Rezende

Editor técnico

 

Desafio de SQL

Wagner Crivelini

 

Se você tem acompanhado a história da empresa ItsMyBusiness, aproveite. Temos agora mais um capítulo saído do forno!

Mas não se preocupe se você não acompanhou os desafios anteriores. Basta baixar o script completo de criação deste banco no portal da SQL Magazine.

Vida de DBA não é fácil. Vira e mexe, o DBA acumula a função de arquiteto do banco. E neste mês, este é o problema que você terá que resolver.

Você talvez se lembre que a ItsMyBusiness cresceu muito e está vendendo num ritmo forte desde que implantou seu e-commerce. São dezenas de transações ocorrendo a cada segundo. E existe uma grande preocupação com o gerenciamento do estoque da empresa.

É aqui que reside o problema. O modelo do banco de dados da ItsMyBusiness inclui apenas uma tabela de movimentos de estoque (Figura 1).  As entradas de produto no estoque são registradas como uma quantidade positiva e as saídas, conseqüentemente, aparecem com sinal negativo.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo