Esse artigo faz parte da revista SQL Magazine edição 66. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição
0cm 0cm 0pt" class=MsoNormal align=left>No nosso último desafio tínhamos um problema cuja solução era bastante simples: como adaptar o modelo do banco de dados para que pudéssemos rastrear os pedidos do cliente e as notas fiscais correspondentes. Este trabalho faz parte de uma iniciativa da ItsMyBusiness de ter um controle melhor sobre os pedidos que recebe pela internet. Neste sentido, a empresa já deu alguns passos importantes. A empresa implementou recentemente um procedimento para controle das notas fiscais associadas a cada pedido, do qual fazia parte a alteração no modelo de dados discutida no nosso último desafio. Implementou também um outro controle para se ter uma avaliação mais detalhada de todo o ciclo de vendas. Trata-se de um controle para acompanhamento do status do pedido, desde que ele é recebido pela aplicação de eBusiness até o momento em que se entrega os produtos ao cliente. A Figura 1 mostra o atual modelo físico do banco de dados da ItsMyBusiness. O backup desta base de dados e os scripts aqui listados estão disponíveis no portal da SQL Magazine.
Com relação ao ciclo de vendas, vale observar que os pedidos seguem um fluxo que representa o status do pedido em cada etapa. A Tabela 1 e a Figura 2 mostram os status que consideramos e o fluxo de trabalho, respectivamente.
codPedidoStatus Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.
Figura 1.Modelo de dados simplificado da empresa ItsMyBusiness.
... Confira outros conteúdos:
SQL SUM: somando os valores de uma...
SQL: INNER JOIN
SQL: Introdução ao Where
Quer ler esse conteúdo completo?
Tenha acesso completo
Por
Wagner
Em 2009
Aceitar