Atenção: esse artigo tem uma palestra complementar. Clique e assista!

Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

De que trata o artigo?

Desenvolvimento de soluções para problemas cotidianos enfrentados por DBAs e desenvolvedores de aplicações para banco dados.


Para que serve?

Fornecer conceitos de utilização de funcionalidades do padrão SQL ANSI na resolução de problemas enfrentados no dia-a-dia na recuperação de informações do banco de dados.


Em que situação o tema é útil?

Integridade referencial.

Estamos de volta com a coluna Desafio SQL. Para quem nunca a leu, tratamos aqui de problemas enfrentados no dia-a-dia pelos profissionais que trabalham com bancos de dados. E para situarmos estes desafios, a cada artigo contamos um novo capítulo da história da empresa fictícia chamada ItsMyBusiness.

Por curiosidade, lembro aos interessados que esta história começou faz um bom tempo, na Revista #50. Este é o 14o capítulo desta "novela" (no bom sentido, claro).

A ItsMyBusiness é uma empresa de varejo que fez recentemente o seu site de e-commerce. E este site está "bombando"!

Vender mais significa mais dinheiro. Mas do ponto de vista de um banco de dados, representa também um volume maior de transações, maiores cuidados com performance, com armazenamento de dados e disponibilidade do sistema.

Estes são quesitos que devemos ter em mente desde o início da modelagem de qualquer banco. Mas o fato é que a ItsMyBusiness tratou seu e-commerce como se fosse uma experiência e não tomou cuidados básicos com a criação deste sistema.

Se você achou que este cenário se parece com o de algum sistema real com o qual você trabalhou, isso não é mera coincidência. É triste dizer, mas isso é terrivelmente comum. As empresas economizariam muito dinheiro se seguissem noções básicas de projeto.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo