Atenção: esse artigo tem uma palestra complementar. Clique e assista!

Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

A empresa ItMyBusiness continua crescendo e seus problemas relacionados ao modelo de dados também.

E Wagner Crivelini continua em sua "batalha" para "consertar" o modelo de dados garantindo a integridade de informações e performance geral do banco de dados.

Desta vez, o problema surgiu na necessidade da empresa melhorar a logística de entrega de mercadorias e envio de cobrança dos pedidos. Uma solução para definição do endereço do cliente (tanto para cobrança quanto para entrega) não estava implementada.

E é justamente este o desafio que Wagner faz a você.

Aproveite.

De que trata o artigo?

Desenvolvimento de soluções para problemas cotidianos enfrentados por DBAs e desenvolvedores de aplicações para banco dados.


Para que serve?

Fornecer conceitos de utilização de funcionalidades do padrão SQL ANSI na resolução de problemas enfrentados no dia-a-dia na recuperação de informações do banco de dados.


Em que situação o tema é útil?

Modelagem relacional. Relacionamento N:N

Neste mês, nosso desafio é sobre uma nova questão de modelagem de dados do sistema da ItsMyBusiness, nossa boa e velha empresa fictícia.

Para quem não conhece esta coluna, recomendo que leia a Nota DevMan 1, onde apresento um resumo da história da ItsMyBusiness.

Nota DevMan 1 – Quem é a ItsMyBusiness

Nós acompanhamos nesta coluna o dia-a-dia da empresa fictícia ItsMyBusiness, que é uma empresa de varejo que fez recentemente o seu site de e-commerce.

E o site está vendendo muito! O sucesso é tanto que um projetinho despretensioso (e mal feito) de criar um mecanismo para vendas pela internet está começando a fazer água... E a empresa precisa consertar as coisas antes que os problemas fiquem mais sérios.

Uma série de correções e melhorias têm sido feitas no site da ItsMyBusiness, especialmente na base de dados, que é o que nos interessa.

Recentemente foi lançado um projeto para a empresa ter um controle melhor sobre o ciclo de vendas de cada pedido que recebe no seu site. Trata-se de um novo processo de acompanhamento do status do pedido, que vai desde o registro do pedido até o momento em que se entrega os produtos ao cliente.

No último artigo, tratamos de incluir no nosso modelo de dados as informações da transportadora responsável pela entrega de cada produto aos clientes da empresa.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo