wm07_capa.JPG src="/imagens/webmobile/wm07_capa.JPG" width=149 border=0>

 

PAN> Câmera fotográfica, agenda, relógio, browser, jogos, filmadora. Com uma diversidade cada vez maior de recursos agregados, os aparelhos celulares deixaram de ser, há muito tempo, meros telefones. Garantir um acesso eficiente a todas essas funções tornou-se não apenas um desafio para os fabricantes, mas também uma interessante oportunidade de atrair e fidelizar o consumidor.

Com o crescente aumento da resolução e do número de cores do display, a GUI (graphical user interface ou interface gráfica de usuário) transformou-se numa poderosa mídia, um terreno fértil para o posicionamento estratégico de marcas.

Além de mais uma possibilidade de negócio para operadoras de telefonia móvel e desenvolvedores de conteúdo, a customização da interface pode ter um apelo tão forte quanto o próprio design do aparelho, influenciando radicalmente o consumidor na decisão de compra.

Em sintonia com essa tendência, os mais diversos fabricantes de celulares têm dado destaque à capacidade de customização dos seus produtos. O grau de abrangência desse recurso varia tanto de um fabricante a outro quanto entre modelos de uma mesma marca. Pode-se alterar, por exemplo, desde as características mais simples como a imagem de fundo ou a escala cromática da tela até uma modificação total da interface, incluindo ícones, sons e aplicativos como relógios ou agendas. Assim como as possibilidades de alteração, as ferramentas e o suporte fornecido aos desenvolvedores também variam bastante, sendo em geral específicos para um pequeno grupo de aparelhos.

Considerando essa perspectiva, este artigo será focado na customização de celulares Nokia, apresentado as principais soluções disponíveis para esse fim.

Ainda que os concorrentes tenham recursos semelhantes, a Nokia se destaca por permitir que praticamente qualquer elemento da interface seja facilmente alterado. A personalização da interface é feita através da aplicação de temas, que podem ser instalados durante o processo de fabricação e trocados a qualquer momento pelo próprio usuário.

O que é um tema?

Um tema é um pacote de imagens e sons que alteram a interface gráfica do aparelho, sem alterar ou comprometer suas funcionalidades originais. O conceito é muito semelhante ao de skin, muito difundido nos mais diversos softwares e sistemas operacionais. Sua proposta é criar uma percepção diferenciada da interface, podendo ser usado para promover uma marca, um produto, uma data comemorativa ou, simplesmente, alterar o look and feel do aparelho de acordo com o gosto pessoal do usuário. ...

Quer ler esse conteúdo completo? Seja um assinante e descubra as vantagens.
  • 473 Cursos
  • 10K Artigos
  • 100 DevCasts
  • 30 Projetos
  • 80 Guias
Tenha acesso completo