Esse artigo faz parte da revista WebMobile edição 2. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

wm2_capa.gif

Clique aqui para ler este artigo em PDFimagem_pdf.jpglidar informações usando os componentes de validação do ASP.NET.

Acredito que o ASP.NET seja o maior motivo para empresas e desenvolvedores entrarem de cabeça na nova plataforma da Microsoft. E para começar, que tal fazermos uma aplicação básica, encontrada na maioria dos sites da Web?

Criando o banco de dados

Para este exemplo utilizaremos o banco de dados SQL Server, que será acessado a partir do provider SQL para ADO.NET que é distribuído juntamente com o .NET Framework. Nada impede que você utilize um banco de dados diferente como MySQL, Oracle e Firebird dentre outros. Você pode inclusive utilizar o provider ADO.NET de sua preferência (OleDB, por exemplo), pois os recursos do ADO.NET utilizados neste exemplo são comuns a todos os providers para ADO.NET.

A Listagem 1 mostra o script de criação da tabela USUARIOS. Você pode criar essa tabela em um novo banco de dados no SQL Server ou usar um banco existente para facilitar. O objetivo não é criar um exemplo complexo, mas focar nos conceitos básicos da utilização do ASP.NET. Vamos partir para a criação da aplicação Web.

Criando a aplicação ASP.NET e configurando o Web Form

No Visual Studio .NET, clique em File|New>Project e escolha ASP.NET Web Application no item Visual C# Projects. Dê o nome de “USUARIOS” para a aplicação e clique em Ok.

No Solution Explorer, selecione o arquivo aspx, pressione F2 e altere seu nome para Cadastro.aspx. Usando a Toolbox, coloque no formulário os seguintes controles da categoria Web Forms: seis Labels, um Button, cinco TextBoxes (configure a propriedade ID para “tbLOGIN”, “tbNOME”, “tbSENHA”, “tbCONFIRMA” e “tbEMAIL”, respectivamente). Da categoria HTML coloque um Reset Button. Os campos tbSENHA e tbCONFIRMA devem ter a propriedade TextMode configuradas para Password.

Observe que todo o código de interface vai sendo gerado no arquivo aspx. O código responsável pela funcionalidade da aplicação é programado em um arquivo separado, chamado nesse caso de cadastro.aspx.cs. Esse arquivo é compilado na forma de um ...

Quer ler esse conteúdo completo? Seja um assinante e descubra as vantagens.
  • 473 Cursos
  • 10K Artigos
  • 100 DevCasts
  • 30 Projetos
  • 80 Guias
Tenha acesso completo