De que trata o artigo: O artigo dessa edição continua o desenvolvimento do nosso blog, apresentando como instalar e configurar o Authlogic, um recurso simples e poderoso para autenticação de usuários.


Para que serve:
O Authlogic oferece métodos e recursos para prover autenticação de modo que o programador não precisa ‘reinventar a roda’ para escrever códigos desnecessários para essa tarefa, relevante na maioria dos aplicativos. Com ele, todas as tarefas e validações estão prontas e a integração com nosso aplicativo é bastante simples.


Em que situação o tema é útil:
A utilização de um sistema de autenticação é necessária em qualquer aplicativo web, tanto para restringir acesso quanto para criar um espaço personalizado para o usuário.

Mini-curso de Ruby on Rails – Parte 6

Autenticação de usuários usando Rails

A cada edição evoluímos no desenvolvimento Rails e desbravamos seus recursos. Na última edição entendemos como os plug-ins e gems podem facilitar nosso trabalho e conhecemos o will_paginate. Nesse artigo conheceremos o Authlogic, um interessante recurso para autenticação.

Autenticação

O recurso de autenticação é comum em qualquer aplicativo que utilizamos e, basicamente, é bem simples de fazer. A princípio, consiste na confirmação dos dados de usuário e senha, buscando tais informações em um banco de dados, com transmissão de informações criptografadas de algum modo.

Apesar de ser simples, muitos programadores optam por usar algum gem ou plug-in para que não seja preciso ‘reinventar a roda’ e economizar tempo. O recurso mais conhecido para essa tarefa é o Restful Authentication. O Restful Authentication já é um velho conhecido por evoluir de um plug-in chamado Act as Authenticated, que ficou um tanto quanto defasado com as mudanças surgidas a partir do Rails 2.0.

Apesar do Restful Authentication ser o mais popular de todos os recursos de autenticação, usaremos o Authlogic para prover a autenticação do nosso sistema. Para conhecer o Restful Authentication, veja a Nota DevMan 1 e descubra como aprender a trabalhar com ele.

Nota DevMan 1. Restful Authentication

Existem diversos artigos e até vídeos sobre o Restful Authentication. Confira:

Authlogic

O Authlogic é um recurso novo e bem minimalista. Assim como o will_paginate, você pode usá-lo como plug-in ou como gem. Para instalá-lo como plug-in basta executar o seguinte comando na pasta do projeto:

./script/plugin install git://github.com/binarylogic/authlogic.git

E para instalá-lo como gem – o mais recomendado (veja o porquê na Nota DevMan 2) – execute no terminal:

gem install authlogic

Em ambientes Unix, a instalação da gem deverá ser feita como super-usuário (sudo). Na instalação como plug-in, não se esqueça de inicializá-lo no environment.rb, inserindo na seção de inicialização do framework:

config.gem "authlogic"

 Nota DevMan 2. Plugin x gem

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo