Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

De que trata o artigo:

Este artigo trata da utilização de serviços disponíveis na web (HTTP) em aplicações JavaME. Será explicado o passo a passo da montagem de um sistema tradutor e lançador de mensagens de texto (SMS) traduzidas. Neste artigo veremos a API de envio de mensagem SMS (WMA API) em detalhes e a evolução da aplicação, para que ela passe a enviar mensagens SMS.

Para que serve:

O artigo servirá para ensinar e orientar os desenvolvedores a programar sistemas em JavaME que utilizem envio e manipulação de mensagens SMS. Com este sistema, é possível enviar a mensagem traduzida via SMS para outro dispositivo.


Em que situação o tema é útil:

O tema é útil para analistas que desejam que suas aplicações JavaME enviem mensagens SMS. O sistema é útil para comunicação via SMS com textos escritos em diferentes línguas.

Nos dias de hoje, a comunicação possui um forte papel nas execuções de tarefas, sejam elas a nível corporativo ou de entretenimento. A tecnologia atual permite que a comunicação fique num patamar extremamente elevado. Com a internet, a troca de informações entre instituições ocorre de forma ágil e eficiente. Além disso, a diversidade de dispositivos (muitos deles portáteis) que acessam a internet é extremamente grande.

Telefones celulares não fogem desta lista: atualmente a grande maioria destes dispositivos possui acesso a internet, e os últimos lançamentos possuem acesso a internet em alta velocidade (3G).

Olhando o cenário atual, observamos que e-mail ainda é provavelmente a forma mais utilizada de envio de mensagens e arquivos sob a internet. No entanto, outra forma de comunicação por mensagens de grande utilização (talvez equiparado com e-mails) é o SMS (Short Message Service). SMS são mensagens curtas de texto que podem ser enviadas para celulares. O envio pode ser feito por um celular ou com qualquer dispositivo com acesso a rede de celular (normalmente alinhado com alguma operadora) para fim coorporativo ou entretenimento. Podemos observar este serviço ao nosso redor já nos dias atuais, por exemplo, quando um banco envia um SMS para um correntista sempre que ocorre qualquer movimentação em sua conta corrente ou quando fazemos check-in para uma viagem aérea, e recebemos a confirmação e os dados do vôo via celular.

Apesar da grande usabilidade, este serviço pode ser ainda melhor. O envio de SMS para países distintos é possível, mas a mensagem enviada não chega ao destino na língua correspondente deste país.

Na edição 24 da WebMobile, iniciamos o desenvolvimento de uma aplicação responsável pela tradução de mensagens de texto em um dispositivo móvel de um idioma para outro. Nessa segunda parte, iremos construir a funcionalidade de envio de mensagem SMS entre dois dispositivos. Como dito no artigo anterior, estamos utilizando as seguintes tecnologias JavaME: Conexão Genérica (GCF) e a API de mensagens (Wireless Messaging API – WMA) para criação e manipulação do SMS, pois essas tecnologias estão disponíveis na grande maioria dos celulares do mercado.

Continuando nossa aplicação de tradução e envio de SMS, esta segunda parte irá abordar toda a questão de envio do texto traduzido via SMS. No decorrer da leitura, o leitor perceberá que a API de mensagens (WMA) é extremamente simples e funcional.

SMS – Short Message Service

Serviço de Mensagem Curta (ou Short Message Service no inglês) é um protocolo de envio/recebimento de mensagens de texto que trafegam sob a rede de telefones celulares.

Os SMSs não se limitam somente a mensagens. Hoje, esta tecnologia abrange todo um sistema de multiplo recursos, ou seja: com SMS, é possível participar de votações de enquetes (geralmente de programas de TV), participação de concursos, download de som e imagens para o celular, comunicação entre sistemas, dentre outros.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo