Atenção: esse artigo tem dois vídeos complementares.
Clique e assista o primeiro!

Clique e assista o segundo!

De que trata o artigo:

O artigo apresenta o desenvolvimento de aplicações para a plataforma Blackberry, utilizando para isso a linguagem de programação Java ME, assim como a IDE de desenvolvimento Netbeans. No exemplo apresentado nesse artigo será desenvolvido um cliente móvel para informações climáticas de uma determinada cidade através do acesso a um webservice.

Para que serve:

Para desenvolvedores que desejam iniciar no desenvolvimento de aplicativos para a plataforma Blackberry. Um conhecimento prévio de Java ME e da IDE Netbeans é desejável, mas mesmo desenvolvedores menos experientes conseguirão desenvolver o estudo de caso proposto pelo artigo.

Em que situação o tema é útil:

Para desenvolvedores que desejam aprender ou aprimorar os conhecimentos sobre a plataforma Blackberry.

Autores: Ederson Tonial, Fábio Favarim, Ricardo Ogliari e Robison Cris Brito

O desenvolvimento de aplicativos móveis vem crescendo muito nos últimos anos. Juntamente com essa demanda surge a necessidade de integração dos diferentes ambientes de desenvolvimentos de aplicativos para dispositivos móveis. Um dos dispositivos que vem sendo muito utilizados, principalmente pelas organizações, é o BlackBerry.

O BlackBerry – Figura 1 - é um smartphone que tem muitas funcionalidades, como aplicativos para visualização de arquivos do Microsoft Word, Excel e PowerPoint, teclado QWERT, sincronização de compromissos da agenda, navegador de acesso a internet e um eficiente serviço de push e-mail, que se integra facilmente a sistemas de e-mail corporativos, como o Exchange e o Lotus Domino.

Figura 1. Imagem de alguns dos aparelhos Blackberry disponíveis no mercado.

Este dispositivo é fabricado pela empresa Rim (Research In Motion) e tem um tratamento diferenciado no que diz respeito ao desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis.

Para o desenvolvimento de aplicativos para a plataforma BlackBerry, pode-se utilizar a própria IDE (Integrated Development Environment) desenvolvida pela Rim, chamada de JDE (Java Development Environment), como também outras IDE’s para o desenvolvimento Java, como o NetBeans e Eclipse.

Este artigo apresentará a preparação da IDE Netbeans para o desenvolvimento de aplicações para a plataforma Blackberry, sendo na sequência desenvolvido um aplicativo relativamente simples, o qual faz uso de um webservice remoto para recuperar informações sobre as condições climáticas de uma cidade, apresentando elas no display de um aparelho blackberry.

O Ambiente de desenvolvimento

O pacote do BlackBerry JDE está disponível para download em http://na.blackberry.com/eng/developers/javaappdev/javadevenv.jsp. Esta ferramenta é gratuita, bastando fazer um cadastro no site para ter acesso ao download da mesma. Esta ferramenta possui um compilador, os simuladores para vários dispositivos Blackberry e uma ferramenta chamada javaload, a qual permite copiar a aplicação para o dispositivo usando um cabo USB.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo