Esse artigo faz parte da revista WebMobile edição 6. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

wm06_capa.JPG

esse despertado por estes dispositivos. A Figura 1 resume o que foi dito anteriormente.

                                         image004.gif               

Figura 1. Porque os sistemas wireless crescem tanto.

 

Com o propósito de fornecer serviços diferenciados, foi desenvolvida uma plataforma de comunicação de dados chamada de MobCom (Mobile Communications). Esta disponibiliza serviços de consultas através de dispositivos móveis. Este artigo tem como objetivo apresentar uma visão geral dessa plataforma e as tecnologias envolvidas em sua construção. Como exemplo de aplicação da plataforma aqui desenvolvida, será apresentado um roteiro de instalação e utilização do serviço de consulta ao Renavam. Este serviço permite que usuários utilizem seus celulares para consultar a situação cadastral de veículos.

Infra-estrutura necessária

Para que possa haver comunicação entre servidores de aplicações e dispositivos móveis é preciso que existam pelo menos três componentes: o dispositivo móvel, o servidor de aplicações e a rede de comunicação das operadoras de serviços móveis que, neste caso, podem ser: operadoras de redes celulares GSM (Global System of Mobile Communications) ou CDMA (Code Division Multiple Access) com suas tecnologias de transmissão de geração 2.5 (2.5G) ou, as operadoras de redes sem fio (wireless) de baixo alcance como Wi-Fi e Bluetooth. No caso do GSM, as tecnologias 2.5G são o GPRS (General Packet Radio Service) e o EDGE (Enhanced Data Rates for GSM Evolution). No caso do IS-95/CDMA tem-se o 1xRTT (Radio Transmissions Technologies) com tecnologia 2.5G.

A Figura 2 mostra a arquitetura física da plataforma MobCom. De acordo com esta figura, os dispositivos móveis comunicam-se com as redes das operadoras através de uma interface aérea. Por sua vez, as redes das operadoras conectam-se à internet através de um meio com fio, representado pelas linhas sólidas. Por fim, o servidor de acesso que implementa a plataforma MobCom, chamado aqui de MobCom Server, comunica-se com outros servidores através da internet.

 

image007.gif

Figura 2. Visão geral do funcionamento da plataforma MobCom.

Dispositivo móvel

Para o usuário realizar uma consulta através de um dispositivo móvel é necessária a criação de uma interface adequada para a entrada de dados. Apesar de não existirem grandes dificuldades no desenvolvimento desta interface, a grande variedade de modelos de aparelhos do mercado pode ser um fator complicador. Cada dispositivo pode reagir de forma diferente causando assim, problemas de usabilidade. O layout dos formulários e teclados pode variar muito de um equipamento para outro e é preciso fazer uma interface e testá-la em diversos aparelhos para verificar se os resultados alcançados são satisfatórios. Problemas semelhantes ocorrem ao se desenvolver sites para internet, uma vez que estes poderão ser visualizados em diferentes browsers e em diferentes arquiteturas de hardware. ...

Quer ler esse conteúdo completo? Seja um assinante e descubra as vantagens.
  • 473 Cursos
  • 10K Artigos
  • 100 DevCasts
  • 30 Projetos
  • 80 Guias
Tenha acesso completo