Esse artigo faz parte da revista WebMobile edição 6. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

wm06_capa.JPG

s web, Windows Forms ou Mobile, chama-se Visual Studio 2005. Neste artigo, em um primeiro momento, vamos conhecer as diferentes distribuições do produto e a que tipo de profissionais elas se destinam. A seguir, veremos como desenvolver aplicações web usando o Visual Web Developer 2005 Express.

Versões Express: destinadas a estudantes, entusiastas e aprendizes

Essas versões estão disponíveis para download através do link lab.msdn.microsoft.com/express e estão agora na versão Beta 2 (até o fechamento desta edição). As ferramentas Express são indicadas para quem está começando, porém, podemos utilizá-las para desenvolver grandes aplicações. Entre as principais vantagens das versões Express podemos destacar:

·        Intellisense;

·         IDE totalmente integrado;

·         Código separado do HTML;

·         Debug de aplicações;

·         Criação e teste de aplicações sem a necessidade do IIS;

·         Deployment facilitado, publicação facilitada;

·         Suporte para novos controles ASP.NET 2.0 em tempo de design.

 

Além disso, as versões Express estão disponíveis em várias linguagens, como C#, VB.NET, C++, J#, para desenvolvimento Windows e web (se você já é usuário do Web Matrix, consulte a Nota 1).

 

Nota 1. Ferramentas Express X Web Matrix

As ferramentas Express não devem ser comparadas com a iniciativa Web Matrix, que é uma ferramenta gratuita de desenvolvimento de aplicações web usando o ASP.NET. O Web Matrix possui editor WYSISWYG para a criação de Web Forms e recursos de debug integrados para acelerar o desenvolvimento e testes de suas aplicações web. No caso das ferramentas Express, além de desenvolvimento web, podemos desenvolver também aplicações Windows Forms, Windows Services etc. Apesar de ter seu preço definido nos Estados Unidos por aproximadamente US$50,00, acredita-se que seu valor de venda aqui no Brasil deva ser bem acessível, mesmo porque o público alvo dessas ferramentas ...

Quer ler esse conteúdo completo? Seja um assinante e descubra as vantagens.
  • 473 Cursos
  • 10K Artigos
  • 100 DevCasts
  • 30 Projetos
  • 80 Guias
Tenha acesso completo