Do que se trata o artigo:

Neste artigo apresentaremos as novas funcionalidades e recursos do Windows Server 2012, bem como as melhorias introduzidas em relação ao Windows Server 2008 R2. Serão abordadas as diversas novidades do Hyper-V 3.0. Também destacamos as novidades no Active Directory, BitLocker, DHCP, WSUS, BranchCache, DirectAccess. Serão descritos também os inúmeros aspectos que fazem desta nova versão do Windows Server uma plataforma estruturada para trabalhar e suportar computação em nuvem.


Em que situação o tema é útil:

Os fatores apresentados neste artigo serão úteis para esclarecer as novidades presentes no Windows Server 2012, bem como suas melhorias em relação ao Windows Server 2008 R2.

Resumo DevMan:

A Microsoft irá lançar o Windows Server 2012 para atender às demandas mais preocupantes do departamento de Tecnologia da Informação das empresas: custo e agilidade nos processos. Através do Windows Server 2012 será possível implementar computação em nuvem dentro das empresas, ou seja, nuvem privada. Neste contexto, destacaremos neste artigo as principais novidades do Windows Server 2012.

A Microsoft anunciou em abril de 2012 o nome da próxima versão do Windows Server, que será o Windows Server 2012. No lançamento de produtos, a Microsoft sempre traz grandes novidades:

· No Windows Server 2000, o Active Directory foi o grande marco, visto que no Windows NT não existia Active Directory (ler Nota do DevMan 1);

· O Windows Server 2003 apresentou significativas melhoras no Active Directory, além de incluir novas funcionalidades;

· No Windows Server 2008, o grande marco foi a plataforma de virtualização Hyper-V (ler Nota do DevMan 2).

Nota DevMan 1. Active Directory

O Active Directory é um serviço de diretório, o qual identifica todos os recursos disponíveis em uma rede mantendo informações sobre estes dispositivos (contas de usuários, grupos, computadores, recursos, políticas de segurança etc.) em um banco de dados. Além disto, torna estes recursos disponíveis para usuários e aplicações.

Afinal, o que é Diretório? Um diretório nada mais é do que um cadastro ou, melhor ainda, um banco de dados com informações sobre usuários, senhas e outros elementos necessários ao funcionamento de um sistema, quer seja um conjunto de aplicações no Mainframe, um grupo de servidores da rede local, o sistema de e-mail ou outro sistema qualquer.

Nota DevMan 2. Virtualização

A virtualização permite particionar um único sistema computacional em vários outros denominados de máquinas virtuais. Cada máquina virtual oferece um ambiente completo muito similar a uma máquina física. Com isso, cada máquina virtual pode ter seu próprio sistema operacional, aplicativos e serviços de rede (Internet). É possível ainda interconectar (virtualmente) cada uma dessas máquinas através de interfaces de redes, switches, roteadores e firewalls virtuais.

Para o Windows Server 2012, o grande marco é uma plataforma estruturada para trabalhar com computação em nuvem. Além disso, teremos também a nova console conforme demonstrado na Figura 1. O objetivo é estabelecer uma console única entre os produtos, ou seja, a console do Windows Server 2012 será similar à console do Windows 8, Windows Phone e até mesmo à console do Xbox 360.

Neste contexto, este artigo tem como objetivo apresentar os recursos e as novas funcionalidades introduzidas no Windows Server 2012. O Windows Server 2012 é um produto que irá oferecer um melhor suporte para trabalhar com computação na nuvem, seja ela pública ou privada. Além disso, inúmeras novidades foram adicionadas neste novo produto como, por exemplo, a nova console do Server Manager, Hyper-V 3.0, Active Directory Clone, DirectAccess, DHCP, BranchCache, entre outras novidades. Vamos conhecer algumas delas a partir de agora.

Figura 1. Console do Windows Server 2012 Release Candidate.

Server Manager

Uma das principais novidades do Server Manager é a console apresentada na ...

Quer ler esse conteúdo completo? Seja um assinante e descubra as vantagens.
  • 473 Cursos
  • 10K Artigos
  • 100 DevCasts
  • 30 Projetos
  • 80 Guias
Tenha acesso completo