BAM – Analisando Negócios em Tempo Real. O BI tradicional em evolução

 

Olá pessoal. Estamos de volta e nesta coluna vou conversar com vocês sobre analise de dados estratégicos em tempo real. Ficou para trás o tempo que analisar os dados históricos era o diferencial que executivos precisavam para manter seus negócios competitivos e na liderança de seus respectivos mercados.

 

Os negócios de hoje me fazem lembrar os anos de inflação (não que eu seja velho) em que os produtos mudavam de preço a cada 30 minutos. Hoje os negócios e o mercado são tão dinâmicos quanto os preços na época da alta inflação. As empresas precisam de respostas muito mais rápidas e acompanhamento em tempo real dos seus processos. Isto permite que decisões possam ser tomadas em pouquíssimo tempo, adequando uma estratégia a um novo cenário.

 

O BAM (Business Activity Monitoring) é o responsável, hoje, por fornecer esta informação. O seu uso serve para monitorar os indicadores de negócios em tempo real, sendo de fácil integração por estar baseado em uma arquitetura orientada a serviços (SOA).

 

As aplicações BAM criam indicadores baseados em métricas pré-definidas. As métricas e os respectivos alertas devem corresponder a eventos que tenham, de fato, relevância para as operações e para os objetivos definidos da empresa. Uma melhora na análise desses indicadores acontece quando estes são combinados com análise multidimensional e técnicas de data mining (que falaremos em uma outra coluna).

 

28-05-2007pic01.JPG 

Figura 1 – O tempo para se usar BAM

 

Existem três etapas que devem ser realizadas para termos um case de sucesso com BAM. Primeiro, os dados relevantes para criar os indicadores devem ser coletados de uma maneira eficiente e em quantidade suficiente para fornecer resultados significativos. Segundo, os dados são processados para identificar e categorizar os fatores relevantes aos interesses específicos. Finalmente, os dados são analisados e os resultados são indicados em uma interface amigável para que os responsáveis possam tomar ações apropriadas.

 

 

28-05-2007pic02.JPG 

Figura 2 – Interface amigável do Oracle BAM

 

 

Um exemplo da utilização do BAM é na gerência de risco, realizando monitoração de transações de cartão de crédito, evitando fraudes. Quando uma compra fora do comportamento usual do cliente é realizada, um dos indicadores do portal informa ao responsável pela segurança do banco para que uma confirmação seja feita com o titular do cartão.

 

Outro exemplo é o controle sobre saques em caixas eletrônicos. Quando é realizado um número de saques seqüenciais de valores altos, um dashboard indica o comportamento ao responsável no banco para que o mesmo verifique o que está acontecendo. Tais ações em cidades como São Paulo tem alta relevância.

 

Na tabela 1 temos alguns outros contextos de negócio onde podemos aplicar BAM:

 

 

28-05-2007pic03.JPG 

Tabela 1 – Usando BAM

 

Os interessados no assunto podem mandar e-mail’s ou ver algo mais em:

 

http://www.bijonline.com/index.cfm?section=article&aid=353

http://www.ibm.com/developerworks/library/ar-bam1/

http://www.oracle.com/technology/products/integration/bam/index.html

 

É isso ai pessoal, nos vemos na próxima coluna.

 

Vander Emiro Muniz

vmuniz@triscal.com.br

www.triscal.com.br