Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 29. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

es existente no Delphi. Quando chamada, mostra uma janela centralizada cujo título é o nome do projeto, a mensagem e um botão “OK”. Exige apenas um parâmetro, do tipo string, que é a própria mensagem. Este comando exibe a caixa mostrada na Figura 1.

 

ShowMessage('Caixa de mensagem: ShowMessage!');

 

Figura 1. Caixa de mensagem usando ShowMessage

O procedimento ShowMessagePos mostra exatamente a mesma caixa de diálogo que ShowMessage, porém ao usá-la é preciso informar mais dois parâmetros (x, y: integer), expressos em pixels, que definem a posição onde a caixa será mostrada. Vamos supor que gostaríamos de mostrar esta mensagem no canto superior esquerdo da tela. Então teríamos o seguinte comando:

 

ShowMessagePos('Caixa de mensagem: ShowMessage!',0,0);

 

Para mostrar a mensagem mais à esquerda, basta mudar o valor de X; para mostrar mais abaixo, basta mudar o valor de Y. Se o leitor quiser que a mensagem fique centralizada no eixo X, basta informar um valor negativo qualquer para X. Se quiser que fique centralizada no eixo Y, basta informar um valor negativo qualquer para Y. Execute o comando abaixo para visualizar isto; depois inverta os valores de X e Y e veja a diferença.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo