Do que se trata o artigo:

Certificação é um tema que desperta bastante interesse nos profissionais de TI, pois muitas delas possuem um grande valor no mercado de trabalho. Neste artigo veremos como obter as principais certificações em Bancos de Dados Oracle: as certificações Oracle Certified Associate (OCA) e Oracle Certified Professional (OCP).

Em que situação o tema é útil:

As informações encontradas neste artigo poderão ajudar a todos os profissionais que estão buscando as certificações OCA/OCP a encontrar e entender o melhor caminho para obtê-las, considerando dicas, comentários e explicações gerais sobre o assunto.

Resumo DevMan:

As certificações OCA/OCP no Oracle Database 10G e 11G podem ser um bom investimento para a carreira de Administrador de Bancos de Dados Oracle. Para quem deseja obtê-las, este artigo explica o caminho necessário para que você alcance este objetivo, com detalhes sobre os exames requeridos, valores, custos, treinamentos e todos os procedimentos necessários, inclusive indicações de materiais para estudos.

O DBA precisa manter um banco de dados corporativo “no ar” por todo o tempo que o sistema necessita, sem erros, com rapidez e confiabilidade. Ele precisa conhecer o banco e suas peculiaridades, pois ele é o responsável pela criação, manutenção e segurança do banco de dados da empresa. Isto inclui instalar o SGBD e o ajuste da infra-estrutura para permitir que as aplicações alcancem as bases de dados. Veja com mais detalhes a seguir algumas das atividades desempenhadas pelo DBA.

As tarefas de um administrador de banco de dados variam dependendo do tipo de trabalho, da empresa, das políticas de Tecnologia da Informação (TI) e das características técnicas e potencialidades dos SGBDs que estão sendo administrados. A seguir estão relacionadas algumas tarefas que o DBA deve desempenhar:

Projeto e criação do banco de dados: Uma tarefa do DBA é projetar o banco de dados com o intuito de obter o máximo de performance, escalabilidade, flexibilidade e confiabilidade;

Ajuste e monitoramento de desempenho: O DBA deve certificar-se que o banco de dados é rápido e que a performance do servidor não afetará negativamente sua disponibilidade e usabilidade. O ajuste do banco de dados é um trabalho que exige bom senso e experiência;

Backup e Recuperação: Para muitos profissionais de TI, a tarefa mais importante do DBA é manter a disponibilidade do banco: Do que adianta ter uma base de dados grande e funcional se a metade do tempo ela estiver inacessível? Uma boa arquitetura de backup e recuperação deve incluir um plano de prevenção de desastres, procedimentos e ferramentas que auxiliem na recuperação, além de procedimentos e padrões para realizá-la.

Segurança do banco de dados: neste item, o trabalho do DBA deve ser aterrado nos fundamentos da segurança de TI. A segurança deve ser projetada no banco de dados e nas aplicações. Isto envolve criar usuários no banco e determinar o nível apropriado de segurança para cada um;

Integridade de dados: Para assegurar a integridade dos dados, o DBA executa regras de integridade usando características do SGBD. Há três tipos principais de integridade:

o Física: A integridade física pode ser assegurada usando características do SGBD, como, domínios e tipos de dados. O DBA pode também utilizar constraints para delimitar o tipo de dado que pode ser armazenado em determinadas colunas;

o Semântica: Um exemplo de integridade semântica é a qualidade dos dados na base de dados. O resultado desse armazenamento incorreto é o dado armazenado de forma incoerente e redundante. As procedures ajudam a manter a integridade dos dados;

o Interna: Neste caso, o SGBD utiliza-se de estruturas e código internos para manter os links, ponteiros e identificadores. Na maioria dos casos, o SGBD manterá estas estruturas sem precisar do auxílio do DBA, porém este necessita estar ciente de sua existência e como lidar quando o SGBD falha.

Suporte: Os DBAs precisam trabalhar próximo aos membros da equipe técnica para assegurar um alto desempenho de todo o banco de dados. Além disso, em conjunto com as tarefas de Administração de Sistema Operacional, o DBA dará suporte e resolverá problemas associados com o SGBD, como alocação de recurso e o número de instâncias que serão criadas.

Migração e atualização do SGBD: O DBA também é responsável por controlar a migração das releases do SGBD. Após compreender as características oferecidas e a estabilidade da release, deve-ser decidir o melhor momento para a instalação.

Neste contexto, certificação é um assunto que gera muita polêmica e interesse entre os profissionais de TI. Há muitos profissionais que defendem que as certificações agregam valor ao profissional e outros que dizem que nem tanto, que não há muito retorno ao investir tempo e dinheiro em certificações, pois experiência é o que “vale”.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Seja um assinante e descubra as vantagens.
  • 473 Cursos
  • 10K Artigos
  • 100 DevCasts
  • 30 Projetos
  • 80 Guias
Tenha acesso completo