Atenção: esse artigo tem uma palestra complementar. Clique e assista!

Do que se trata o artigo:

O mercado de trabalho cada vez mais busca por profissionais altamente qualificados. Na busca desta qualificação, empresas oferecem programas de certificação em suas principais ferramentas. A Microsoft possui tal programa oferecendo certificações técnicas, onde no nosso caso, iremos detalhar as certificações do Microsoft SQL Server.


Em que situação o tema é útil:

Profissionais de banco de dados que buscam um direcionamento em suas carreiras técnicas serão beneficiados com a leitura deste artigo.

Resumo DevMan:

O programa de certificação Microsoft oferece várias opções para o profissional que trabalha com banco de dados SQL Server. Iremos descrever cada uma das certificações disponíveis, quais os conhecimentos técnicos que serão avaliados, como se preparar para os exames e quais os benefícios oferecidos. Após a leitura deste artigo, o leitor estará apto a iniciar ou avançar sua carreira técnica com o banco de dados SQL Server.

Os profissionais da área de Tecnologia da Informação possuem diversas áreas de atuação nas quais podem se especializar, como desenvolvimento de software, banco de dados e infraestrutura. Cada área oferece ainda uma gama de modalidades entre as quais o profissional pode optar pela especialização, como desenvolvimento de softwares para celulares ou administração de banco de dados.

Outro ponto comum entre profissionais de TI é se especializarem em um determinado tipo de tecnologia, linguagem de programação ou ferramenta. As empresas fornecedoras destas linguagens (ou ferramentas) costumam oferecer programas de certificação para formar profissionais aptos a trabalharem com os seus produtos. É sobre estes programas de certificação que iremos discutir. Para ser mais específico, iremos analisar as certificações oferecidas pela Microsoft para sua ferramenta de banco de dados, o SQL Server. Para nos situarmos, veremos como funciona o programa de certificações, quais os níveis de qualificação possíveis, quais certificações estão disponíveis em cada nível e como podemos obter tais certificações.

Trilhas de certificações

O programa de certificações Microsoft é dividido em trilhas, conforme apresenta a Figura 1. As trilhas são organizadas por nível de conhecimento técnico, o que indiretamente pode ser associado também ao momento de carreira no qual o profissional de TI se encontra. Veremos que o profissional que adquirir uma credencial de Technology Specialist tem um perfil mais de executor, ao contrário da credencial IT Professional, que tem perfil mais de planejador.

Deste modo, conheceremos em cada trilha quais as certificações que são oferecidas para banco de dados, e quais as características de cada uma delas.

Figura 1. Trilhas de certificações Microsoft.

Microsoft Technology Associate

A primeira trilha de certificações oferecida é a Microsoft Technology Associate (MTA). É uma trilha voltada para estudantes que desejam obter conhecimentos fundamentais de uma determinada tecnologia. Esta trilha está dividida em três especialidades: IT Pro, voltado para profissionais da área de infraestrutura, Developer, para profissionais de desenvolvimento de software, e Database, para profissionais de banco de dados, onde são oferecidas algumas certificações, conforme podemos ver na Figura 2.

Figura 2. Certificações da trilha Microsoft Technology Associate.

Para banco de dados temos somente o exame ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo