Apresenta uma proposta de rotina elementar a ser seguida para solucionar problemas de programação e exemplos práticos que, além de seguir essa rotina, aplicam estruturas de Java.
Por que eu devo ler este artigo:Apresenta uma proposta
de rotina elementar a ser seguida para solucionar problemas de programação e
exemplos práticos que, além de seguir essa rotina, aplicam estruturas de Java.
Serve como um guia básico,
principalmente aos desenvolvedores que estão dando os primeiros passos e têm dificuldade
para iniciar a solução de um problema, devido não saberem por onde começar.
Enfrentar um problema de
programação, seja ele elementar ou um domínio mais complexo, exige conhecimento
desse domínio, de técnicas e recursos. A forma de atacar o problema pode
determinar a eficiência ou não da solução. A simples metodologia aqui
apresentada, usada juntamente com os recursos disponíveis,
é fundamental para se obter sucesso na tarefa de solucionar esses problemas.
Muito já foi discutido sobre o tema “programação é
arte ou ciência”. Não é pretensão do autor entrar na discussão, mas usar como
ponto de partida deste artigo uma afirmação daquele que consideramos o pai da
matéria – Donald Knuth. No artigo “Computer Programming as an Art”, ele afirma
que “programação de computadores é uma arte, porque aplica conhecimento
acumulado, porque requer habilidade e engenhosidade e, especialmente, porque
produz objetos de beleza”.
Note que Knuth
não fala sobre talento, inspiração ou coisas do gênero. De onde pode-se
concluir que é necessário se preparar, conhecer as ferramentas que serão
utilizadas e ter entendimento sobre o domínio do problema.
Para reforçar o
exposto acima, Steven Skiena, no prefácio do livro “The Algorithm Design Manual”,
diz que a criação de algoritmos corretos e eficientes que solucionem problemas
reais exige o conhecimento de técnicas e recursos. Ele considera que a técnica
mais importante é a modelagem. Modelagem é a arte de analisar um problema e
abstrair uma solução adequada para ser abordada por um algoritmo. E os recursos
são formados pela base de conhecimento de algoritmos clássicos, que servem de
ponto de partida para a solução do problema.
Desta forma, na
seção seguinte será sugerida uma metodologia simples e prática a ser seguida na
solução de problemas de programação.
Nota: Donald Knuth é
um cientista da computação, autor de uma das principais referências na área – a
série de livros entitulados “The Art of Computer Programming”. Em
reconhecimento à sua contribuição, a Universidade de Stanford o agraciou com o
título “Professor Emeritus of The Art of Computer Programming”.
Abstrair significa
concentrar-se nos aspectos essenciais do domínio de um problema, ignorando
características irrelevantes. Por exemplo: na análise de um Sistema Acadêmico
Escolar, as classes Aluno, Professor e Disciplina são casos de abstração.
Como abordar um problema de programação
Descreveremos aqui alguns passos, não necessariamente
imprescindíveis, que poderão ajudar-nos a produzir soluções de programação
corretas e eficientes.
Entenda o problema
O problema deve ser bem definido com o máximo de detalhes.
Entender o domínio do problema é fundamental. A especificação dos dados que
representam as entradas e as informações que a solução do problema deve
produzir devem ser também descritas minuciosamente. Se julgar necessário, crie
um modelo de domínio preliminar. Leia a seção “Introdução ao modelo de domínio”
para um pouco mais de detalhes.
Se for possível, tente resolver o problema
manualmente
Execute pequenas partes da solução mentalmente, usando como
auxílio papel e caneta. Procure usar valores de entrada diferentes e variados
para ver o que acontece. Esse procedimento é o que chamamos teste de mesa.
Defina com precisão o algoritmo
É sempre bom escrever algum pseudocódigo descrevendo o que o
programa irá fazer. Certamente que, em se tratando de algo que você já escreveu
várias vezes ou algo de nítida simplicidade, isso não seria necessário.
Escreva a versão final do algoritmo que será utilizado na
solução e que deverá ser mapeado para a linguagem de programação escolhida.
Codifique o programa
Escreva o programa na linguagem escolhida. Comente o código
à medida que vai codificando. Utilize identação para tornar o código fonte mais
legível. Use nomes sugestivos e não muito longos para variáveis e métodos e,
sempre que possível, divida seu programa em partes menores – ou seja,
modularize.
Lembre-se que passamos a maior parte do tempo em programação
corrigindo e/ou modificando o código. Portanto gaste tempo escrevendo código
mais legível, pois é mais fácil de depurar e manter.
Nas seções seguintes serão apresentados problemas e suas
respectivas soluções. Cada seção irá focar em um ou mais temas do universo da
programação em Java.
Introdução ao modelo de domínio
Domínio do problema é um termo usado para definir as áreas
que precisam ser examinadas para solucionar o problema. Significa que deve-se
olhar apenas para os tópicos de interesse, excluindo tudo que for irrelevante.
Modelo de domínio é uma visão conceitual preliminar do
problema e normalmente é chamado diagrama de classes conceitual. O modelo
conceitual representa as entidades, seus atributos e relacionamentos. Por exemplo, no
modelo de domínio Acadêmico Escolar identificamos as seguintes entidades:
Curso, Disciplina, Professor, Aluno e Matrícula; e os seguintes relacionamentos:
Professor ministra Disciplina, Curso é composto de Disciplina, Aluno
matricula-se em Disciplina. Avançando um pouco mais, pode-se definir uma
entidade Pessoa que tem como entidades derivadas o Professor e o Aluno.
Para representar um modelo de domínio geralmente usamos o
diagrama de classes. Num diagrama de classes, as classes são representadas por
retângulos divididos em três partes, como mostra a Figura 1.
Figura 1. Representação de uma classe
Outros elementos do diagrama são mostrados no diagrama da Figura
2, que representa o domínio Acadêmico Escolar, do exemplo citado
anteriormente. Generalização representa o relacionamento é-um,
como no caso de Professor é uma Pessoa. Agregação representa o
relacionamento tem-um, tal como Curso tem Disciplina. Associação
representa ligação entre entidades, tal como Aluno matricula-se em Disciplina.
Uma associação indica que uma das classes, no mínimo, faz referência à outra. O
número de objetos que referenciam o outro em uma associação é representado pela
multiplicidade. No exemplo mostrado, a representação 0..*
significa que um Aluno matricula-se em zero ou mais disciplinas, e que em uma
Disciplina zero ou mais alunos podem se matricular. Além desse caso de
multiplicidade, existem outros, tais como:
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.