Artigo do tipo Tutorial
Recursos especiais neste artigo:
Conteúdo sobre boas práticas, Conteúdo no estilo mentoring.
Comparando estruturas de banco de dados
O produto DB Comparer realiza comparações entre bancos de dados InterBase/Firebird, mas não se limita somente a esses SGBDs. Oferece suporte também para SQL Server, Oracle, MySQL e PostgreSQL, possibilitando assim visualizar diferenças em estruturas e gerar scripts para eliminar diferenças nos principais bancos de dados do mercado. Sua comercialização se dá liberando uma versão específica para cada tipo de banco de dados e aqui vamos tratar da versão para Firebird e Interbase.

Em que situação o tema é útil
Quando é preciso manter duas bases de dados diferentes, com a mesma estrutura. Essa situação é muito comum enquanto um software está em fase de desenvolvimento e parte dele já está em produção. Ao incluir novos recursos, pode ser necessário incluir novas tabelas, campos ou outros recursos. Ao atualizar o software, o banco de dados também precisa ser atualizado. É nisso que ferramentas de comparação auxiliam.

Quando existe um banco de dados em produção e outro em desenvolvimento, é muito provável que esse de desenvolvimento sofra alterações que deverão ser aplicadas na versão de produção. Manter essas diferenças pode ser um trabalho difícil, caso o desenvolvedor não esteja utilizando ferramentas específicas.Neste artigo conheceremos a ferramenta EMS DB Comparer. Criada pela empresa EMS Database Management Solutions e atualmente na versão 3.3.1.6 (até o fechamento deste artigo). Entre as principais encontram-se:

· Comparação entre bancos de dados ou armazenados em diferentes servidores;

· Comparação de todos os objetos de um banco de dados, ou somente os selecionados;

· Sincronização entre os bancos de dados comparados;

· Geração de relatórios com as diferenças dos bancos de dados;

· Habilidade de automatizar a comparação e sincronização utilizando a aplicação console disponível;

· Suporte às versões mais recentes do Interbase e Firebird;

· Editor de scripts SQL com sintax highlight;

· Criação de templates para facilitar/acelerar edição de scripts SQL;

· Permite a navegação sincronizada entre os objetos dos dois bancos de dados comparados;

Instalação

Para ter acesso ao arquivo de download, é preciso primeiro efetuar um cadastro junto ao site do fabricante. Feito isso, o download é liberado na própria página (ver seção Links). Um arquivo chamado ibcomparer.zip é disponibilizado.

Após realizar o download, descompacte o arquivo e execute IbComparerSetup.exe para iniciar a instalação da ferramenta. A instalação do DB Comparer é extremamente simples, de forma que não requer detalhes aqui.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo