Artigo no estilo Mentoring

Mentoring:Este artigo apresenta a correção das questões de banco de dados cobradas na prova que selecionou candidatos para o cargo de especialista de banco de dados com foco teórico e nos produtos Oracle, PostgreSQL e MySQL. O artigo contém a correção do conjunto final de questões, indicando corretamente o gabarito e a solução visando orientar o candidato que está estudando para concursos públicos para vagas na área de tecnologia da informação. A resolução das questões do concurso do Tribunal de Justiça do Sergipe apresentada neste artigo é útil para o candidato que está estudando bancos de dados para provas de concursos públicos. As questões desta prova se concentram em aspectos teóricos e práticos e requerem do candidato um bom conhecimento de detalhes específicos do Oracle, PostgreSQL e MySQL.

Em março de 2014 o TJSE (Tribunal de Justiça de Sergipe) abriu um concurso público para preencher as vagas de alguns cargos técnicos. Dentre eles havia o cargo 2 - Analista judiciário na área de administrativa com especialização em banco de dados.

O salário inicial para a única vaga disponível para este cargo era de R$ 4.032,45 para uma jornada de 30 horas semanais. Como pré-requisitos para o cargo os candidatos deveriam ter diploma de graduação na área de informática ou graduação em cursos da área de exatas. O edital não solicitou tempo mínimo na função e experiência comprovada, o que indica que o perfil para esta vaga é para um profissional júnior que está começando no mercado de trabalho.

De acordo com o edital, a prova foi dividida entre questões que cobraram conhecimentos básicos e específicos. O exame contou com 70 questões de conhecimento específico que deveriam ser respondidas com apenas duas alternativas: certa ou errada. O tempo total de duração da prova foi de três horas e trinta minutos e todas as etapas do concurso ficaram a cargo da CESPE (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos), órgão que integra a Fundação Universidade de Brasília.

O edital diz também que o conteúdo da prova para o cargo de técnico de informática com especialização em banco de dados envolve os principais conceitos de bancos de dados e as características, funcionalidades e detalhes dos SGBDs InterSystems Cache, PostgreSQL, MySQL e Oracle sem o detalhamento de versões específicas.

Com base nisso, neste artigo será apresentada apenas a correção das questões de conhecimento específico relacionadas ao conteúdo de banco de dados. As questões serão apresentadas, corrigidas e comentadas junto com o gabarito provisório oficial.

Questões de conhecimento específico da prova

Julgue os itens seguintes, no que se refere aos projetos conceitual, lógico e físico de banco de dados relacional.

58) A construção de um modelo particular para cada SGBD, obtido a partir da transformação do modelo conceitual, é o objetivo do projeto lógico.

Gabarito: Certa.

Comentário: Nesta questão o candidato deve saber quais são os tipos de modelagem de banco de dados e como eles se relacionam.

A ordem de criação da modelagem de um banco de dados geralmente é a seguinte: primeiro a modelagem conceitual, depois a modelagem lógica e por fim a modelagem física. Na modelagem lógica é importante que os dados sejam enquadrados de acordo com o modo que eles serão armazenados. Isso quer dizer que as estruturas de armazenamento devem ser definidas de acordo com as características dos dados. Dentre as opções disponíveis para o armazenamento temos grafos, redes, tabelas (linhas e colunas) e outras.

A implementação de um modelo em um banco de dados adequado é realizada na modelagem física, que pode empregar um SGBD relacional, um banco de dados hierárquico ou outro software adequado. Portanto, a questão está correta.

59) O fato de haver restrições associadas a consultas — como ocorre, por exemplo, no caso de a consulta ter de ser executada em, no máximo, três segundos — influencia o projeto físico.

Gabarito: Certa.

Comentário: O conteúdo desta questão deseja verificar se o candidato sabe até onde certos requisitos influenciam o projeto físico de um banco de dados.

O projeto físico deve ser o responsável pela especificação dos arquivos de dados, do log do banco de dados, dos índices das tabelas e de outros detalhes como localização, tamanho, configurações, propriedades, estados e outros aspectos relacionados à implementação dos componentes do banco de dados no sistema operacional.

Os requisitos de desempenho como, por exemplo, o limite máximo do tempo de execução citado no enunciado geralmente envolvem aspectos físicos do banco de dados como a criação de índices, estatísticas, plano de execução, opções e cláusulas da instrução SQL. Por exemplo: é possível que o requisito de desempenho de três segundos mude o projeto físico de modo que seja preciso criar um índice adequado na tabela. Este tipo de decisão envolve o projeto físico de banco de dados.

De fato, muitas restrições e requisitos podem acabar influenciando o modelo físico nem que seja de forma mínima. Portanto, a afirmação do enunciado da questão está correta e ela deve ser marcada como certa.

60) Um projeto conceitual completo e sem redundância contém um modelo com a descrição dos objetos que devem fazer parte do banco dados, além de manter um registro da forma com que esses dados estão guardados no SGBD.

Gabarito: Errada.

Comentário: Esta questão contém informações sobre o projeto conceitual de um banco de dados. Para compreendê-la melhor podemos dividir o enunciado em duas partes.

A primeira parte afirma que o projeto conceitual, quando completo, conterá a descrição de todos os objetos do banco de dados. Esta afirmação é correta, pois conceitualmente é possível ao menos descrever todos os objetos necessários para o banco de dados. Geralmente novos objetos são inseridos no banco durante seu uso e faz parte do projeto conceitual descrever todos os seus elementos.

A segunda parte do enunciado diz que o projeto conceitual deve registrar a forma como os objetos são guardados no SGBD. Esta afirmação está incorreta, pois os detalhes da forma de armazenamento de objetos não faz parte do projeto conceitual e sim do funcionamento interno do banco de dados. Como esta segunda parte do enunciado contém informações incorretas o candidato deve marcar esta questão como errada.

No que diz respeito aos modelos hierárquico, relacional, de entidade-relacionamento e de modelagem orientada a objeto, julgue os itens a seguir.

61) No modelo entidade-relacionamento, um tipo particular de entidade fraca ocorre quando um atributo identificador de uma entidade inclui o atributo identificador da outra entidade.

Gabarito: Certa.

Comentário: Nesta questão o candidato deve se lembrar dos conceitos, elementos e detalhes do modelo entidade-relacionamento, pois este é o tipo de modelo utilizado para a criação inicial do banco de dados.

Uma entidade fraca é aquela que depende de outra. O candidato deve lembrar que na definição de entidade fraca não há a especificação de cardinalidade do relacionamento, ou seja, o relacionamento pode ser 1:1, 1:N (mais comum), N:M ou outro qualquer. Na entidade fraca existe a implicação que o seu identificador pode incluir o identificador da outra caso o relacionamento tenha a cardinalidade N:M. Como esta inclusão de identificadores pode acontecer em um tipo particular, o enunciado da questão está correto e o candidato deve marcar esta questão como certa.

64) Em um relacionamento pai-filho, no modelo hierárquico, registros do mesmo tipo do lado pai correspondem a um único registro do lado filho.

Gabarito: Errada.

Comentário: Esta questão aborda o relacionamento entre pais e filhos, ou seja, entre os elementos de uma hierarquia onde linhas pais que contém linhas filhas. Este relacionamento é típico de um modelo de banco de dado hierárquico.

Apesar de não ser muito comum, o modelo hierárquico é empregado nos SGBD sempre que há a necessidade de criar hierarquias sem um limite definido de níveis. Esta hierarquia é formada pelos registros (ou linhas) de uma ou mais tabelas e, para cada nível, somente uma linha pode ser considerada pai com mais de uma filha que representam os filhos.

Contudo, o enunciado diz que que registros do mesmo tipo do pai correspondem a um único registro do lado filho. Esta informação está incorre ...

Quer ler esse conteúdo completo? Seja um assinante e descubra as vantagens.
  • 473 Cursos
  • 10K Artigos
  • 100 DevCasts
  • 30 Projetos
  • 80 Guias
Tenha acesso completo