Configurando os Serviços e Conexões do Microsoft SQL Server 2005 – Parte II - Etapa 01
Herleson Paiva Pontes
No artigo passado, mostramos que uma das tarefas rotineiras de um Administrador de Banco de Dados é configurar o SQL Server, estabelecendo os serviços disponíveis, formas de conexão ao servidor e recursos disponíveis para as instâncias instaladas.
Vimos que o Microsoft SQL Server 2005 trás duas ferramentas que permitem a configuração dos serviços, conexões e recursos de instâncias: o SQL Server Configuration Manager e o SQL Server Surface Area Configuration. No artigo anterior, apresentamos o SQL Server Configuration Manager e como realizar as configurações de serviços e conexões de instâncias locais.
Neste artigo, apresentaremos como configurar os serviços, conexões e recursos de instâncias locais e remotas do SQL Server 2005 utilizando o SQL Server Surface Area Configuration. Este artigo é o segundo de uma série de dois, que mostra como realizar a configuração inicial dos serviços e conexões do SQL Server 2005.
Para este artigo, utilizaremos o SQL Server 2005 Evaluation Edition, disponíveis para download no site da Microsoft: http://www.microsoft.com/sql/default.mspx.
Configurando Serviços e Recursos com o Surface Area
De forma mais amigável e intuitiva que o Configuration Manager, o SQL Server Surface Area Configuration realiza todas as tarefas apresentadas no Configuration Manager, além de ativar ou bloquear recursos das instâncias locais e remotas do SQL Server 2005. Esta ferramenta está disponível para todas as edições do SQL Server 2005, e pode ser acessado através do Menu Iniciar, na pasta Microsoft SQL Server 2005, grupo Configuration Tools.
Ao executar o programa, é exibida a tela inicial do Surface Area, onde o Administrador decide qual tipo de configuração deseja efetuar e em que servidor esta configuração será realizada, como mostra a Figura 1.
Figura 1. Janela inicial do SQL Server Surface Area Configuration.
No nosso exemplo, o Surface Area está conectado ao servidor local (localhost). Para se conectar a uma máquina remota, clique no link Change Computer e informe o nome do servidor ou IP do servidor a ser configurado (Figura 2).
Figura 2. Caixa de alteração do servidor ao qual o Surface Area vai configurar.
Observe que este recurso simplifica a administração de várias instâncias do SQL Server 2005 distribuídas em servidores remotos. Observe também que o Surface Area se conecta ao servidor, e não apenas a uma instância: se o servidor conectado possuir três instâncias do SQL Server, o DBA tem total liberdade de configurá-las de uma só vez.
Uma vez definido o servidor, o próximo passo é escolher que configuração você deseja realizar. Você pode configurar os serviços e conexões das instâncias do SQL Server; ou configurar recursos de automação e compatibilidade, como o Database Mail e o suporte a CLR.