Conheça a classe Environment

 

Quem de nós nunca procurou em sites de dicas, dicas como “Como pegar a pasta Meus Documentos” ou “Como saber a versão do Windows que está em uso”? Perguntas simples, que para terem uma resposta quase sempre exigiam uma função “mirabolante”.

Uma das vantagens de se trabalhar em um ambiente gerenciado é que tudo referente ao ambiente de execução está encapsulado em classes. No .NET isso foi encapsulado na classe Environment, que em português significa  ambiente.

Possuindo métodos e propriedades estáticos, ou seja, não precisamos instanciar um objeto do tipo Environment, várias dessas “dicas” se resumem à apenas chamadas de métodos. Isso não é uma maravilha? Na Figura 1 temos um programa exemplo explorando alguns dos métodos da classe Environment.

 

Figura 1. Programa exemplo

Veja abaixo algumas respostas para as “dicas”:

1. Obter o diretório corrente da aplicação

Environment.CurrentDirectory

 

2. Versão do .NET

Environment.Version.ToString;

 

3. Como listar o drives disponíveis em um ComboBox

 

var

  ListaDrives: array of string;

  s: string;

begin

  ListaDrives := Environment.GetLogicalDrives;

  ComboDrives.Items.Clear;

  for s in ListaDrives do

  begin

    ComboDrives.Items.Add(s);

  end;

  ComboDrives.SelectedIndex := 0;

end;

 

Conclusões

Usando um ambiente gerenciado como o .NET não existe mais “funções mirabolantes” para se procurar. O que é exigido de nós é apenas o conhecimento de suas classes, porque a maioria dessas “dicas” já estão todas implementadas, basta estudarmos o framework. Um abraço e até a próxima!