Conheça o Java Web Start - Revista Easy Java Magazine 27
Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma aplicação desktop utilizando a tecnologia Java Web Start, explica como desenvolver o design das telas, a criação do banco de dados, a geração das classes de entidade para a manipulação do banco.
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Artigo do tipo Tutorial
Recursos especiais neste artigo: Contém nota Quickupdate. Autores: Anderson Rodrigues de Almeida, Robison Cris Brito e Fábio Favarim
Do que se trata o artigo Este artigo apresenta o
desenvolvimento de uma aplicação desktop utilizando a tecnologia Java Web Start,
explica como desenvolver o design das telas, a criação do banco de dados, a
geração das classes de entidade para a manipulação do banco, comandos básicos
como inclusão, exclusão, alteração, listagem e pesquisa de dados, e por fim, a configuração
e disponibilização com Java Web Start para seu acesso remoto.
Em que situação o tema é
útil Este artigo é útil aos desenvolvedores
iniciantes na tecnologia Java, no qual será apresentado um passo a passo da codificação
de uma aplicação desktop com acesso a banco de dados e também aos profissionais
que já conhecem esta tecnologia, porém não tiveram a oportunidade de trabalhar
com Java Web Start na implementação de sistemas.
Desenvolva aplicliações
desktop com Java Web Start Este artigo ensina passo a
passo o desenvolvimento de uma aplicação Java Desktop utilizando os componentes
da API Swing, persistência de dados no servidor de banco de dados Apache Derby
e como instalar/atualizar o sistema através do Java Web Start. Como ambiente de
desenvolvimento foi escolhido o NetBeans 7.2, por ele possuir um poderoso
editor visual de interfaces Java e também uma versão do banco de dados Apache
Derby. O programa implementado para apresentar as tecnologias foi um sistema de
cadastro de pessoas.
Desde
seu surgimento, a informática sempre priorizou os aplicativos que executavam em
rede. Um exemplo foram as primeiras aplicações que executavam em computadores
de grande porte, os chamados mainframes, os quais eram conectados a terminais
sem processamento, com interface em modo texto e interação por meio de linhas
de comando. Isso permitia uma grande disponibilidade do aplicativo, facilitando
atividades como atualização e manutenção do software.
Com
o surgimento dos computadores pessoais na década de 90, as prioridades mudaram.
O uso da rede já não era algo tão importante. Assim, houve a necessidade dos
aplicativos utilizarem interfaces mais amigáveis, facilitando seu uso pelo
usuário. Para permitir essa usabilidade, eram desenvolvidas aplicações locais,
chamadas de aplicações desktop. Nestas aplicações, todos os componentes do software (lógica da aplicação,
interface com o usuário e os dados) eram executados/armazenados no computador
local, sem a necessidade de utilização das redes de computadores.
Porém, nos últimos anos, aconteceu uma grande evolução nos recursos
da informática, não só nos computadores, mas também nas redes que passaram a
ser de alta velocidade. O resultado dessa evolução tornou viável montar
sistemas computacionais formados por mais de um computador, denominados sistemas
distribuídos, sem se esquecer de recursos importantes, como interfaces gráficas
amigáveis para o usuário. A principal forma de organizar um sistema distribuído
é através da arquitetura cliente-servidor, no qual há pelo menos um servidor
provendo um ou mais serviços a clientes, que requisitam ao servidor, sempre que
necessário, os serviços que serão utilizados por eles.
Com a evolução das redes, o desenvolvimento de sistemas para
a web também evoluiu bastante e está atraindo a atenção de muitos programadores
e empresas. No desenvolvimento de aplicações para web, os aplicativos ficam à
disposição de qualquer cliente, bastando este ter um browser e acesso à rede.
Também é facilitada a manutenção da aplicação, pois atualizando o servidor,
automaticamente, todos os clientes que a acessam estarão com a última versão do
aplicativo. Mas mesmo com a evolução da Internet, ainda existem situações em
que não é aplicável o desenvolvimento de aplicações para essa plataforma. Entre
os problemas encontrados nela para algumas aplicações, existe a deficiência na
interface gráfica do aplicativo na Internet. Muitas vezes aplicações web
possuem menos recursos gráficos e de interação se comparado aos aplicativos desktop.
Assim, uma alternativa interessante que agrega vantagens tanto da programação
web como da programação desktop é o Java Web Start, em que o aplicativo executa
localmente, na máquina, como uma aplicação desktop, mas acessa o servidor pela
rede, para obter atualizações, caso existam.
Sobre o Java Web Start
Java Web Start
(JWS) é uma tecnologia de código móvel que permite executar aplicativos Java
através da Internet. Alguns autores classificam o JWS como uma nova tecnologia
para deployment de aplicações Java.
Ele permite acionar a aplicação com um simples clique em um arquivo com a
extensão jnlp, que realizará o download do aplicativo e solicitará a autorização
do usuário para executar este código móvel. Caso o usuário ceda as permissões, o
aplicativo será executado e aberto automaticamente.
Se a aplicação não estiver presente na máquina do cliente, o
Java Web Start irá automaticamente baixar todos os arquivos necessários para
execução da aplicação. Se existir alguma versão da aplicação na máquina do
cliente, está aplicação estará sempre pronta para ser executada a qualquer hora
que o usuário necessitar, através de um ícone em seu desktop ou através de um
link em sua página Web. Independente do modo que a aplicação for invocada, uma
versão mais recente da aplicação sempre estará presente para o usuário.
O Java Web Start foi incluído no Java Runtime Environment (JRE) desde o lançamento do Java 5.0. Isso
significa que quando o usuário instala o Java, o Java Web Start também é
instalado automaticamente. O software Java Web Start é iniciado automaticamente
quando é feito o download de um aplicativo Java que utiliza essa tecnologia. O
download do aplicativo é realizado localmente no cache do Java do computador. Assim,
todas as inicializações subsequentes são quase instantâneas, pois todos os
recursos necessários já estão disponíveis na máquina.
Para utilização dessa tecnologia é necessário disponibilizar
os arquivos como JavaArchives (JARs) em um servidor web, para que o Java Web Start consiga
encontrar os arquivos e realizar o download. É necessária também uma página
HTML, a qual contém um link para o
arquivo JNLP (Java Network Launching
Protocol), sendo este explicado com mais detalhes no decorrer do artigo.
A tecnologia JNLP define, além de outras coisas, um formato
padrão de arquivo (arquivo JNLP) que descreve como a aplicação será executada.
Assim, ao clicar no link para o arquivo JNLP, o usuário ativa o Java Web Start e inicia a aplicação. Se
a mesma está na máquina, ele só verifica se tem atualizações no servidor. Se
não tiver, a mesma é executada localmente. Caso haja atualizações, as mesmas
são baixadas, para depois iniciar o aplicativo. Caso seja a primeira execução
do aplicativo na máquina, o mesmo será baixado do servidor para uma execução
local.
Com o uso do JWS, em vez de se instalar o
aplicativo Java nos computadores de todos os usuários, é necessário apenas
disponibilizar o aplicativo em um servidor web,
de modo que os clientes consigam ter acesso para executar, simplificando a
realização de atualizações do software.
Deste modo, quando houver uma versão da aplicação instalada no cliente, o Java Web Start verifica se há
modificações na versão disponível no servidor e imediatamente inicia o processo
de atualização de modo que seja inicializada a aplicação com a sua versão mais
recente.
Desenvolvendo uma
aplicação desktop com JWS
O sistema que será
desenvolvido neste artigo possui o objetivo de demostrar um sistema desktop distribuído,
funcionando com as vantagens existentes nos aplicativos web, além das
características de sistemas desktop tradicionais. É um sistema CRUD básico (ver
Nota DevMan 1).
Nota DevMan 1. O
que é um CRUD? CRUD é uma sigla
comumente utilizada no desenvolvimento de aplicações que envolvem banco de
dados. A sigla é um acrônimo de CREATE, READ, UPDATE e DELETE. Estas são as operações
básicas de um sistema com banco de dados, e contempladas em um sistema CRUD.
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<Perguntas frequentes>
Carreira
Por onde devo iniciar os estudos?
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
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