Conhecendo o GRUB

 

            O GRUB é um sistema de de multiboot, com ele é possível selecionar qual sistema operacional você deseja iniciar, caso você tenha mais de um Sistema Operacional instalado no computador. Neste artigo iremos apresentar o GRUB, suas configurações, instalação e recuprecação do mesmo, em casos de falhas.

 

            O GRUB é instalado automaticamente após a instalação de um Sistema Operacional GNU/Linux,  existe também outros sistemas de multiboot como o LILO, porém o GRUB é o mais utilizado atualmente.

 

1 – Estrutura do GRUB

 

            O GRUB fica instalado no seguinte caminho: /boot/grub e, nesta pasta encontra-se todos os arquivos necessários para a instalação e configurações do GRUB e são listadas abaixo:

 

            /boot/grub/grub.cfg – A partir da versão 2 este arquivo é o substituto do menu.lst, porém, diferentemente do menu.lst este arquivo não deve ser editado, ele é gerado automaticamente a partir do aplicativo grub-mkconfig.

 

            /etc/default/grub – Este é um arquivo de configuração do GRUB que antes se encontrava no menu.lst. Este arquivo poderá ser editado.

 

            /etc/grub.d – Neste diretório encontra-se os arquivos que serão lidos pelo update-grub, utilizado para atualizar as configurações do GRUB.

 

2 – Restaurando o GRUB

 

            Se por acaso você precise recuperar o GRUB seré necessário iniciar um boot pelo LiveCD. Neste exemplo estaremos utilizando o LiveCD do Ubuntu. As etapas a seguir também é utilizada para restaurar o GRUB.

 

            1 – Após a inicialização o LiveCD, monte a partição de onde está instalado o GRUB;

            2 – Com o comando df é possível descobrir o caminho do HD, vamos levar em consideração que o caminho do nosso HD é /dev/sda e, a partição montada /dev/sda1

            3 – Execute o seguinte comando em modo root: grub-install /dev/sda;

            4 – Agora reinicie o computado e você verá o GRUB, no boot, onde poderá escolher os Sistema Operacional que deseja iniciar.

 

            Caso o Windows está instalado na máquina e o mesmo não apareceu na lista de SOs do GRUB execute os passos abaixo:

 

            1 – Execute o boot pela distribuição Linux;

            2 – Abra um terminal e execute o seguinte comando em modo root: update-grub2.

 

            Com isso todos os Sistema Operacionais instalados serão reconhecidos e o GRUB será configurado corretamente.

 

3 – Restaurando o GRUB com o Rescatux

 

            O Rescatux é uma distribuição Linux em LiveCD utilizada para instalação e restauração do GRUB, todo o processo é realizado de modo gráfico. Para isso basta acessar o site do Rescatux (http://www.supergrubdisk.org/) e executar os seguintes passos:

 

            1 – Após iniciar pelo CD, selecione a opção Restore GRUB / Fix Linux Boot;

            2 – Em seguida seleciona a partição de onde está instalada a distribuição Linux;

            3 – Selecione o HD de onde será instalado o GRUB;

            4 – Por fim é só reiniciar o computador que o GRUB estará instalado.

 

4 – Atualizando para o GRUB 2

 

            Caso sua distribuição do Linux veio com o GRUB desatualizado, siga os passos a seguir para atualizar para a versão mais nova do GRUB:

 

            1 – No Linux execute o seguinte comando como root:  apt-get install grub-pc.

            2 – Após a instalação aparecerá a seguinte opção na lista do GRUB: “Chainload into GRUB 2”, selecione-a para realziar o teste de boot na nova versão do GRUB.

            3 – Quando você certificar que está tudo correto execute o seguinte comando no terminal, em modo root, para atualizar o GRUB a partir da versão que está instalada: upgrade-from-grub-legacy.

 

 

            Pronto, o novo GRUB já está funcionando. E assim terminamos este artigo sobre GRUB. Por favor, envie criticas, sugestões ou dúvidas, até o próximo.

 

Bruno Lage.

brunodila@gmail.com

@lagix

lagix.blogspot.com