Série da semana: Seja um mestre SQL, padawan!

Veja mais

curso ASP.NET MVC e Identity: Autorização de usuários com claims

A autorização é um recurso de extrema importância para os diferentes tipos de aplicações. É por meio dela que conseguimos controlar o acesso dos usuários às páginas da aplicação de acordo com regras preestabelecidas, tais como sua função/perfil dentro do contexto do sistema. Neste curso aprenderemos a implementar um mecanismo de controle de acesso usando o ASP.NET Identity, que nos permite atribuir papéis (roles) aos usuários e a partir disso definir quais páginas e menus ele pode visualizar.

Precisa saber mais sobre esse tema antes de iniciar o curso?
Consulte os Guias abaixo:

Assine e tenha acesso completo Carga Horária No Certificado - 11H

CONTEÚDO DO CURSO

Aula 1 - mvp

Introdução

Neste curso partiremos de uma aplicação ASP.NET MVC, que já conta com o recurso de autenticação usando OWIN e Identity, e adicionaremos a ela a funcionalidade de autorização, realizando o controle de acesso por papéis (roles).
mvp
Aula 2 - mvp

Estrutura do projeto

Antes de adicionar a funcionalidade de autorização, analisaremos a estrutura da aplicação atual, que já conta com um sistema de cadastro de usuários, login, logout e alteração de senha que foram desenvolvidos no curso de Autenticação no ASP.NET MVC.
mvp
Aula 3 - mvp

Criando tipos de usuário

Na nossa aplicação o controle de acesso se dará por tipos de usuário (Padrao e Administrador). Para representar essa informação criaremos um novo enum no projeto e modificaremos a classe Usuario para conter uma nova propriedade desse tipo.
mvp
Aula 4 - mvp

Atualizando o banco de dados

Para que a mudança feita na classe Usuario seja refletida no banco de dados vamos usar o recurso de Migrations do Entity Framework, que nos permite atualizar a base a partir do Visual Studio, sem escrever scripts SQL diretamente.
mvp
Aula 5 - mvp

Adicionando o tipo do usuário no login

Agora que os usuários possuem um tipo que define seus direitos dentro da aplicação, precisamos utilizar essa propriedade no login para que o cookie de autenticação passe a contemplar essa nova característica.
mvp
Aula 6 - mvp

Exibindo menus pelo tipo do usuário

Para cada tipo de usuário devemos exibir um grupo de menus. Isso otimizará a navegação e evitará que usuários não autorizados acessem com facilidade páginas restritas apenas a administradores.
mvp
Aula 7 - mvp

Verificando o tipo do usuário nas actions

Uma vez que definimos os papéis (roles) de cada usuário, veremos como acessar essa informação dentro das actions e tomar decisões a partir disso, tais como exibir mensagens ou modificar o fluxo de processos.
mvp
Aula 8 - mvp

Usando o atributo Authorize

Neste vídeo aprenderemos a utilizar o atributo Authorize para restringir o acesso a certas actions apenas a usuários com determinadas roles. Esse é um recurso padrão do ASP.NET MVC e portanto não precisaremos criar novas classes e métodos para isso.
mvp
Aula 9 - mvp

Criando um filtro customizado

O filtro padrão do ASP.NET MVC, quando impede o acesso a uma action, redireciona o usuário para a página de login. No entanto esse comportamento pode ser customizado por meio de um novo filtro de ação que substituirá o Authorize.
mvp
Aula 10 - mvp

Usando o filtro customizado

Veremos agora como utilizar o filtro de ação customizado que construímos no vídeo passado. Ele atuará de forma semelhante ao Authorize, porém trabalhará diretamente com o TipoUsuario, enum que define o papel de cada usuário no nosso sistema.
mvp
Aula 11 - mvp

Exibindo uma mensagem de acesso negado

Para finalizar nossa aplicação, vamos aprimorar nosso filtro de ação e exibir para o usuário uma mensagem de acesso negado quando ele tentar visualizar uma página restrita a administradores.
mvp
Conteúdo Extra - mvp

Projeto e Código

Nesta documentação implementaremos um mecanismo de controle de acesso usando o ASP.NET Identity.
mvp

Autor do curso

Certificado Devmedia

Todos os nossos cursos oferecem certificado com carga horária. Eles são aceitos em todas as faculdades e orgãos públicos do Brasil. Assim que finalizar um curso já emita o seu.

Suporte ao aluno em tempo real

Todos os cursos possuem professores online para ajudar em qualquer dúvida que for necessária para o completo entendimento do curso.

Avaliação do curso

Acesse todos os nossos cursos sendo um assinante mvp

Benefícios MVP
  • Guias de Carreira
  • Suporte em tempo real
  • Assista o conteúdo offline
  • Emissão de certificado
  • #JOBS - Diversas vagas de emprego
  • Web-currículo
SEJA MVP
R$ 69,90 /mês *Tempo mínimo de assinatura: 12 meses.
Assine agora e tenha acesso ao curso
15 anos de treinamento online
700 mil cadastros
200 mil fãs no facebook
100 mil certificados emitidos