Série da semana: Projeto completo: API REST + React + Mobile

Veja mais

curso ASP.NET Web API: Criando uma API RESTful 1:N

Neste curso veremos como desenvolver um web service RESTful em C# utilizando o ASP.NET Web API. Neste serviço implementaremos um cadastro de Cursos e Aulas, que possuem um relacionamento do tipo 1:N (um curso tem muitas aulas, enquanto uma aula pertence a um curso).

Precisa saber mais sobre esse tema antes de iniciar o curso?
Consulte os Guias abaixo:

Assine e tenha acesso completo Carga Horária No Certificado - 11H

CONTEÚDO DO CURSO

Aula 1 - mvp

Introdução

Neste curso veremos como criar um serviço RESTful capaz de realizar o cadastro de cursos e aulas, entidades que se relacionam de forma 1:N. Para isso usaremos o ASP.NET Web API e o Entity Framework.
mvp
Aula 2 - mvp

Estrutura do projeto

Como veremos neste vídeo o projeto tem a estrutura padrão de uma aplicação ASP.NET Web API, com as principais funcionalidades implementadas nas classes que se encontram nas pastas Controllers e Models.
mvp
Aula 3 - mvp

Arquivo WebApiConfig

Como veremos neste vídeo o projeto tem a estrutura padrão de uma aplicação ASP.NET Web API, com as principais funcionalidades implementadas nas classes que se encontram nas pastas Controllers e Models.
mvp
Aula 4 - mvp

Entidades Curso e Aula

O web service desenvolvido neste curso contará com as funcionalidades de CRUD de cursos e suas aulas. Essas são as duas entidades com as quais trabalharemos e que se relacionam de forma 1:N.
mvp
Aula 5 - mvp

Listagem de aula do curso

Como as aulas sempre estão relacionadas a um curso, a listagem delas se dará a partir do curso ao qual pertencem. Para isso teremos o endpoint /cursos//aulas, que listará as aulas do curso com determinado id.
mvp
Aula 6 - mvp

Listando uma aula do curso

Para obter uma aula específica, devemos indicar a ordem dela no curso. Ou seja, como as aulas são sempre parte de um curso, não as buscaremos pelo id, mas sim pela sua posição na grade do curso.
mvp
Aula 7 - mvp

Exclusão de aulas

Ao excluir uma aula, é necessário corrigir a estrutura do curso para que não fiquem “espaços em branco”. Ou seja, as aulas posteriores à excluída devem ser deslocadas para cima na sua posição.
mvp
Aula 8 - mvp

Método de inclusão de aulas

Ao incluir uma nova aula a estrutura do curso será modificada, de forma que caso haja aulas após a que está sendo incluída, elas ter sua ordem incrementada em 1, “descendo” na grade de aulas.
mvp
Aula 9 - mvp

Testando a inclusão de novas aulas

Agora vamos testar o método abordado no vídeo anterior, colocando à prova o algoritmo de reordenação das aulas do curso no momento da inclusão.
mvp
Aula 10 - mvp

Método de alteração de aulas

Quando uma aula é atualizada, ela pode ter sua posição na grade do curso alterada. Nesse caso devemos reorganizar a estrutura de aulas do curso, modificando a ordem das demais para manter a integridade da sequência.
mvp
Aula 11 - mvp

Testando a alteração das aulas

Vamos agora testar o método de alteração visto no vídeo anterior, garantindo que a grade de aulas do curso se manterá íntegra mesmo quando modificarmos a ordem de alguma das aulas.
mvp

Autor do curso

Certificado Devmedia

Todos os nossos cursos oferecem certificado com carga horária. Eles são aceitos em todas as faculdades e orgãos públicos do Brasil. Assim que finalizar um curso já emita o seu.

Suporte ao aluno em tempo real

Todos os cursos possuem professores online para ajudar em qualquer dúvida que for necessária para o completo entendimento do curso.

Avaliação do curso

Acesse todos os nossos cursos sendo um assinante mvp

Benefícios MVP
  • Guias de Carreira
  • Suporte em tempo real
  • Assista o conteúdo offline
  • Emissão de certificado
  • #JOBS - Diversas vagas de emprego
  • Web-currículo
SEJA MVP
R$ 69,90 /mês *Tempo mínimo de assinatura: 12 meses.
Assine agora e tenha acesso ao curso
15 anos de treinamento online
700 mil cadastros
200 mil fãs no facebook
100 mil certificados emitidos