Delphi Prism e ASP.NET – Parte 1

O objetivo principal desta série de artigos é familiarizar os desenvolvedores Delphi Win32 com o ambiente de desenvolvimento do Delphi Prism, o IDE do Visual Studio, bem como introduzir o desenvolvimento de aplicações Web. Dessa forma, faremos vários comparativos entre os dois IDE's e também entre os Frameworks ASP.NET e VCL, servindo como um excelente guia para diminuir a curva de aprendizado ao se aprender ASP.NET baseando-se nos seus prévios conhecimentos em Delphi Win32 (Desktop).

Esta série será muito útil para quem nunca desenvolveu aplicativo algum para Web, nem mesmo teve um primeiro contato com o Delphi Prism / Visual Studio. Ao desenvolver aplicações para Web, ganhamos inúmeras vantagens se compararmos ao ambiente Desktop: deploy simplificado, uso de computação nas nuvens, não há necessidade de instalações visto que os usuários acessam um mesmo servidor na internet, não há dependência do sistema operacional pois usamos um browser, não há preocupação com backups nos clientes, nem altos custos para manutenções e visitas aos clientes etc.

Este artigo é o primeiro de uma série que vai mostrar como desenvolver um Web Site utilizando as tecnologias ASP.NET e Dephi Prism. Nesta primeira etapa, teremos uma introdução ao Delphi Prism, seus objetivos e propósitos, o que também servirá de motivação para aqueles que vão iniciar os trabalhos no desenvolvimento para Web. A seguir, partiremos para a criação do banco de dados no SQL Server. Mais do que desenvolver um Web Site, o principal objetivo desta série sem dúvida será orientá-lo, com dicas preciosas e precisas, de como reaproveitar seus conhecimentos em Delphi Win32, RAD Studio, desenvolvimento Desktop, VCL para criar aplicações em Delphi Prism, Visual Studio, Web e .NET Framework. Não se preocupe, você se sentirá em casa.

O .NET é a plataforma mais consolidada e robusta para o desenvolvimento de aplicações Web. Ela faz parte do dia-a-dia do desenvolvedor Delphi desde o Delphi 8, quando foi apresentada a tecnologia no então novo IDE da Borland. O Delphi for .NET, como ficou conhecida na época a versão do compilador que suportava a nova plataforma da Microsoft, foi descontinuada em 2009, quando fomos apresentados a um novo produto, muito mais produtivo, estável e consolidado.

O Delphi Prism já nasceu grande por dois motivos: ele utiliza um IDE não adaptado para desenvolvimento para o .NET, como foi o BDS (Borland Developer Studio), mas o IDE do Visual Studio, especializado para este propósito, que tem uma grande equipe que cuida somente do ambiente. Ou seja, isso livra a equipe do Delphi da evolução do IDE, que pode então cuidar da evolução do seu outro IDE, o RAD Studio, para Win32, PHP (e em breve Mac e Linux). Tão logo saia uma versão nova do VS, em poucos dias já teremos uma versão do Delphi Prism para ele, podendo desfrutar de todos os novos recursos por ele proporcionados e as novas tecnologias que surgem no .NET Framework. Nós vamos comprovar isso na prática, quando for lançado o Visual Studio 2010. É bem provável que quando você estiver lendo este artigo, o VS2010 versão final já esteja no mercado, pois seu lançamento está previsto para 12 de Abril. Em maio já teremos uma versão do Prism para o VS2010.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo