De que se trata o artigo:

O RSS trata da disponibilização na internet de conteúdos fáceis de serem lidos por outras aplicações escritas em qualquer linguagem de programação. Já Web services são uma forma de comunicação/integração entre sistemas independente da linguagem que são desenvolvidos. Neste sentido, este artigo apresenta o desenvolvimento de uma aplicação para a plataforma Android no qual o usuário poderá acessar online informações recuperadas utilizando RSS e web services sobre o campeonato brasileiro de futebol. Entre os dados acessados, será possível visualizar notícias dos times inscritos no campeonato, tabela de jogos e pontuação dos times, tudo isso através de uma interface atraente e intuitiva.


Em que situação o tema é útil:

Este artigo é útil aos profissionais que já conhecem a tecnologia Android e desejam visualizar um estudo de caso funcionando que faz uso das tecnologias RSS e Web services para acessar os dados existentes nos servidores remotos.

Resumo DevMan:

Este artigo apresenta os passos para o desenvolvimento de um aplicativo Android que faz acesso a informações do campeonato brasileiro de futebol. Para o desenvolvimento do aplicativo foram utilizadas as ferramentas livres Motodev Studio e Android SDK. Já o aplicativo desenvolvido, além de uma interface gráfica atraente, também acessa as informações da internet utilizando RSS e Web services. Além dos conceitos fundamentais sobre estas tecnologias, são apresentados vários trechos de códigos fontes, todos explicados, bem como disponibilizado no portal da revista o aplicativo completo.

Autores: Robison Cris Brito e Leonan Milani

O desenvolvimento tecnológico cresce de forma rápida a fim de atender e oferecer soluções que venham suprir a necessidade da mobilidade e informação em tempo real a todos os usuários conectados a Internet, podendo este acesso ser via aparelhos celulares.

Atualmente as notícias chegam ao público cada vez mais rápido. Vários sites utilizam novas tecnologias para realizar sua difusão, sendo uma das mais conhecidas os feeds, estes também chamados de RSS (Really Simple Syndication). O feeds são serviços oferecidos com informações atualizadas constantemente, ideal para serem acessados de qualquer dispositivo conectado à internet, desde computadores até os mais diversos tipos de celulares, smartphones e tablets.

Para se ter uma ideia, em 2010 o número de celulares no mundo correspondia a 5 bilhões, o que expressa o grande impacto destes aparelhos na sociedade. Isto sem falar do fato de que a cada ano uma grande fatia destes usuários troca de aparelhos, não porque os anteriores pararam de funcionar, mas sim para ter aparelhos com mais recursos, mais eficientes e com suporte a novos tipos de aplicativos.

Com a evolução constante dos dispositivos móveis, surgem novas plataformas cada vez mais rápidas e acessíveis para o desenvolvimento e a execução dos programas. Um exemplo é o Android, que vem sendo adotado como sistema operacional por vários fabricantes de celulares tais como Motorola e Samsung.

Além disso, o acesso à internet está cada vez mais abrangente. Atualmente, a maioria dos dispositivos móveis dispõe da conectividade com a rede mundial de computadores fazendo com que cada vez mais aplicações possuam recursos online, ao contrário dos aplicativos do passado.

Neste cenário, e considerando a paixão dos brasileiros pelo futebol, desenvolveremos como estudo de caso neste artigo uma aplicação Android para smartphones que consulta informações sobre o campeonato brasileiro. A paixão dos brasileiros pelo futebol somada às tecnologias existentes para o desenvolvimento de aplicativos possibilita que os torcedores tenham cada vez mais informação em tempo real, seja para visualizar notícias, ver resultados anteriores, próximos jogos do seu time ou até mesmo verificar em qual colocação seu time está nos campeonatos. A imprensa publica diariamente informações através da Internet, rádio e televisão sobre o campeonato brasileiro e auxiliar a dissipação imediata dessas informações é de suma importância, o que temos que fazer é acessar estas informações e apresentá-las na tela do celular.

Sobre o RSS

RSS é o acrônimo de Really Simple Syndication, sendo que seu significado trata da disponibilização na internet de conteúdos fáceis de serem lidos por outras aplicações escritas em qualquer linguagem de programação.

Sabemos que os web sites de notícias e outros em geral utilizam a disponibilização de seus dados na internet, expondo seu conteúdo para ser consumido também por outros web sites. Existem várias maneiras de fazer isto como, por exemplo, utilizando Web Services. Entretanto, o formato mais conhecido e utilizado é o RSS, o qual especifica o conteúdo XML de um noticiário em RSS, também conhecido como “RSS Feed” ou “Web Feed”. Para identificar se um site de notícia disponibiliza tal recurso, é só procurar pelo símbolo do RSS este apresentado na Figura 1.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo