Iniciando o desenvolvimento de aplicações Java com Hibernate
Explore o Hibernate, o framework de mapeamento objeto/relacional mais utilizado do mercado. Conheça um pouco dos seus conceitos e aprenda a configurar e desenvolver uma aplicação utilizando esta tecnologia
De que se trata o artigo:
Este artigo trata os conceitos de Hibernate, visando apresentar a tecnologia aos desenvolvedores Java. Abordamos
os conceitos fundamentais para utilização da implementação JPA do Hibernate e desenvolvemos uma aplicação
prática demonstrando seu potencial de utilização
Para que serve:
Este artigo serve para desenvolvedores que desejam iniciar o desenvolvimento da camada de acesso a dados
utilizando a implementação da JPA com o Hibernate.
Em que situação o tema é útil:
Muitos desenvolvedores quando desejam iniciar no desenvolvimento de aplicações em Java encontram, na maioria das
vezes, dificuldades na camada de acesso a dados. Conhecer um framework objeto-relacional, como o Hibernate,
torna-se
importante para simplificar o desenvolvimento e automatizar tarefas repetitivas de acesso a dados.
Desenvolvendo com o Hibernate
Um grande problema enfrentado pelos desenvolvedores que
trabalham com linguagem orientada a objetos é o mapeamento desses objetos em
banco de dados. Isso se deve a um grande número de bancos de dados, inclusive
os maiores do mercado, trabalharem ainda no modelo relacional. Dessa forma,
desenvolvedores necessitam criar mecanismos para converter dados em objetos e
vice-versa, o que acaba desvirtuando-o do seu foco principal e da grande
expectativa do cliente, que é o software final.
Algumas soluções de mercado facilitam essa conversão, dentre
estas o Hibernate. O Hibernate hoje é o framework Java para mapeamento objeto
relacional mais conhecido no mercado. Sua principal função é abstrair o
mapeamento, economizando esforço e preocupações concernentes a tal tarefa. Com
uma arquitetura simples, de fácil configuração, e com funções de fácil
entendimento, o Hibernate simplifica bastante a tarefa do desenvolvedor. Na
versão 3.x o Hibernate implementa a especificação JPA (Java Persistence API)
através do conceito de anotações (implementada a partir do JDK5), o que
facilita ainda mais o mapeamento objeto-relacional, que pode agora ser feito
diretamente na classe.
Para demonstrar todo o poder de utilização do framework,
apresentamos um exemplo de aplicação bancária que expressa de forma prática
todos os conceitos abordados no artigo. Muitos outros conceitos referentes ao
Hibernate não foram abordados nesse artigo, pois o objetivo principal deste é
apresentar uma visão para desenvolvedores iniciantes, o que nos levou a
suprimir conceitos mais avançados, os quais se encontram disponíveis no site de
referência.
Trabalhar com softwares orientados a objetos e banco de
dados relacionais pode ser enfadonho e consumir muito tempo de desenvolvimento.
Quando a linguagem de programação Java começou a tomar força no mercado, várias
soluções começaram a surgir para resolver este problema. A vencedora dessas
soluções, que desbancou até mesmo o padrão EJB 2.0, foi o Hibernate, uma ferramenta
para mapeamento objeto/relacional para ambientes Java.
Dessa forma, nesse artigo, apresentaremos o que é o
Hibernate, sua história, suas principais funções e, por fim, desenvolveremos um
exemplo prático para utilização do Hibernate com JPA e Annotations.
O que é Hibernate?
Hibernate é uma ferramenta para mapeamento objeto/relacional
para ambientes Java. O termo mapeamento objeto/relacional (ORM) refere-se à técnica
de mapeamento de uma representação de dados em um modelo de objetos para um
modelo de dados relacional baseado em um esquema E/R. O Hibernate não cuida
somente do mapeamento das classes Java para tabelas do banco de dados (e dos tipos
de dados Java para os tipos de dados SQL), mas também provê facilidades para
consultar e retornar os dados da consulta, e pode reduzir significativamente o
tempo de desenvolvimento em contrapartida ao alto tempo gasto pelas operações
manuais dos dados feitas com SQL e JDBC.
O Hibernate é uma ferramenta de consulta e persistência
objeto/relacional de alta performance. Uma das soluções ORM mais flexíveis e
poderosas no mercado, ele faz o mapeamento de classes Java para tabelas de
banco de dados e de tipos de dados Java para tipos de dados SQL. Ele fornece
consultas e facilidades para retorno dos dados que reduzem significativamente o
tempo de desenvolvimento. A meta do projeto do Hibernate é aliviar os
desenvolvedores de 95% das tarefas comuns de programação relacionadas à
persistência, como a codificação manual com SQL e a API JDBC. O Hibernate gera
o SQL para a aplicação, não necessitando o tratamento dos “result sets” (comuns nas conexões manuais com
JDBC), faz a
conversão entre registros e objetos e permite que sua aplicação seja portável
para qualquer banco de dados SQL. A Figura
1 apresenta a atuação do Hibernate dentro de uma aplicação Java.
Figura 1. Atuação do Hibernate dentro de uma aplicação
Histórico
O framework Hibernate foi desenvolvido por uma equipe de
programadores Java liderada por Gavin King e teve sua primeira versão divulgada
em 2004. Segundo King, um dos objetivos ao criar o projeto era resolver seus problemas
referentes à persistência causados pelo EJB 2.0, o qual considerava muito
complexo. Devido à popularidade do projeto e por se tratar de um projeto
“pessoal”, King utilizava seu tempo livre para que pudesse resolver problemas
identificados pelos usuários do Hibernate. Com um escopo muito vasto, o projeto
tornou-se inviável de ser mantido apenas nos tempos livres, assim King aceitou
entrar para o JBoss Group, passando a ser remunerado para continuar a
desenvolver o projeto, o que lhe permitiu dedicação completa ao Hibernate.
Atualmente o projeto está em sua versão 3.x. Ela tem novas características
como uma nova arquitetura Interceptor/Callback, filtros definidos pelo usuário,
anotações do JDK 5.0 e é mantido pelo JBoss Group, o qual possui uma equipe
para desenvolvimento liderado pelo mesmo Gavin King e outra do Hibernate 100%
dedicada para auxiliar os usuários em treinamento, suporte e consultoria. O Hibernate
é gratuito e distribuído sob a licença de software livre LGPL.
Arquitetura
O projeto Hibernate é composto por vários pacotes Java. Cada
pacote tem uma funcionalidade específica e alguns deles só são disponíveis a
partir da versão 5.0 do Java SE e do Java EE. A Figura 2 apresenta um quadro ilustrativo.
Figura 2. Arquitetura do Hibernate para a plataforma Java utilizada
Os pacotes apresentados acima são obrigatórios para o
desenvolvimento utilizando Hibernate. O único pacote que deve estar sempre
presente independente da plataforma Java utilizada é o Core. Além desses pacotes existem outros que agregam
outras
funcionalidades ao framework e que podem ser adicionados mediante a necessidade
do desenvolvedor da aplicação, são eles: Hibernate Shards, Hibernate Validator,
Hibernate Search e Hibernate Tools. A Tabela
1 apresenta uma lista e uma descrição resumida de todos os pacotes.
Tabela 1. Lista dos pacotes Hibernate e uma descrição resumida de cada um deles
Pacote
Descrição
Hibernate
Core
Hibernate para Java, APIs nativas
e metadados XML
Hibernate
Annotations
Mapeia as classes com anotações do
JDK 5.0
Hibernate
EntityManager
API de persistência Java padrão
para Java SE e Java EE
Hibernate
Shards
Framework para particionamento horizontal
de dados
Hibernate
Validator
API para anotação e validação da
integridade dos dados
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<Perguntas frequentes>
Carreira
Por onde devo iniciar os estudos?
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
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