Artigo do tipo Tutorial
Recursos especiais neste artigo: Conteúdo sobre boas práticas,
Artigo no estilo Curso Online. Autores: Jean Cristian Ferreira Machado e Elton de Freitas
Automatização
de dados com o SSIS Neste artigo são explorados conceitos sobre o módulo
SSIS presente na ferramenta BIDS (Business Intelligence Developer Studio) da
empresa Microsoft. Após definições sobre os principais conceitos e
aplicabilidades da ferramenta e seus componentes no artigo anterior sobre
extração de dados, serão detalhados conceitos sobre a transformação de dados, a
segunda fase do ETL. Por fim, teremos uma conclusão descrevendo a importância e
os benefícios em conhecer a automatização da manipulação de dados no processo
de ETL.
Em
que situação o tema útil A aplicação de conceitos sobre tratamento de dados com
ETL (Extract, Transform and Load), Extração, Transformação e Carga, é
recomendada para empresas de todos os segmentos, em especial, empresas com
diversas fontes de dados, para que possam fazer o tratamento e manipulação dos
dados de forma automatizada e organizá-los para popular o seu data warehouse (armazém
de dados) ou seu datamart (repositório de dados que pode formar um data
warehouse), facilitando o processo, aumentando a produtividade e diminuindo a
margem de erro.
Atualmente a produção de informação é incessante.
Além disso, inúmeras empresas possuem várias fontes de dados em diversos
formatos. Para obter informações desses dados armazenados em fontes diversas, surge
a necessidade de integrá-los de forma prática, ágil e produtiva.
Diversas técnicas para ordenação, agrupamento e
padronização de dados podem ser utilizadas para isso. Além disso, é fundamental
que este processo seja automatizado de forma a alimentar mais rapidamente a
base de dados de apoio às tomadas de decisões gerenciais.
Para fins de exemplificação, foram utilizadas bases
de dados de um concurso público da UFJF. As bases de dados são públicas e podem
ser encontradas no site da Universidade Federal de Juiz de Fora.
No artigo anterior, foi demonstrado o processo de
extração de dados, que tem como fonte arquivos no formato PDF. Os mesmos
precisam ser convertidos para texto e posteriormente armazenados no banco de
dados relacional. Assim, através do primeiro artigo foi possível demonstrar
como realizar o processo de extração de dados (primeira fase do ETL) de forma
automatizada. A ferramenta utilizada foi o BIDS, que possui o módulo SSIS que é
específico para este tipo de operação.
Neste artigo será demonstrada a segunda fase do
processo de ETL, a transformação dos dados. Serão realizadas diversas
modificações nos dados brutos, transformando os mesmos em dados lapidados,
fazendo uso novamente do SSIS. Para tanto será necessário tomar conhecimento de
diversos componentes e saber suas respectivas aplicabilidades. Através das
técnicas de transformação será possível separar, modificar e categorizar os
dados de forma simples, rápida e automatizada.
Transformação dos dados
O processo de ETL consiste em três etapas, o foco
deste artigo é a fase de transformação. Depois de realizada a fase de extração dos
dados no artigo anterior, tem-se os dados dos arquivos que estavam no formato PDF
carregados em tabelas dentro do banco Importa no SQL Server 2008 R2.
Os dados extraídos dos arquivos PDF estão na forma bruta,
há a necessidade de realizar diversas transformações, por exemplo: retirar os
cabeçalhos, separar campos, criar novas variáveis, criar novas tabelas, tratar
data de nascimento entre outros. Esta fase irá gerar uma nova tabela que o usuário
não terá acesso, apenas o desenvolvedor ou a equipe de desenvolvimento terá
conhecimento da mesma, geralmente a mesma é conhecida como área de Stage (uma
área de armazenamento temporário para os dados tratados).
Para prosseguir com o projeto, será necessário
criar uma nova tabela que receberá os dados que serão retirados das tabelas
importadas anteriormente. Essa tabela será chamada de tab_tratada, ela irá
receber os itens tratados e separados de acordo com a relevância de cada um. O item
referente à data de nascimento será do tipo date, os demais itens serão do tipo
String varchar. Para realizar este procedimento deve-se executar o script contido
na Listagem 1. Ele tem a função de
verificar se a tabela já existi, e se existir, a mesma será removida e criada
novamente.
Listagem 1. Cria a
tabela tab_tratada.
USE [Importa]
IF EXISTS (SELECT * FROM sys.objects WHERE
object_id = OBJECT_ID(N'[dbo].[tab_tratada]')
AND type in (N'U'))
DROP TABLE [dbo].[tab_tratada]
SET ANSI_NULLS ON
SET QUOTED_IDENTIFIER ON
SET ANSI_PADDING ON
CREATE TABLE [dbo].[tab_tratada](
[classificacao] [varchar](255) NULL,
[nome] [varchar](255) NULL,
[total] [varchar](255) NULL,
[ling_port] [varchar](255) NULL,
[rac_loc_quant] [varchar](255) NULL,
[legislacao] [varchar](255) NULL,
[con_esp] [varchar](255) NULL,
[pr_pratica] [varchar](255) NULL,
[cidade] [varchar](255) NULL,
[cargo] [varchar](255) NULL,
[insc] [varchar](255) NULL,
[data_nasc] [date] NULL
) ON [PRIMARY]
SET ANSI_PADDING OFF
Com o intuito de organizar melhor os dados, será
utilizada a subpasta chamada scripts, que está contida na pasta devmedia, D:\devmedia\Scripts.
A mesma conterá todos os scripts necessários ao projeto, então é aconselhável
que tanto o script de criação do banco de dados (demonstrado no artigo
anterior) quanto o script de criação da tabela tab_tratada estejam nessa pasta
para que possam ser localizados facilmente.
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.